Planeia ir a Madrid mas não tem paciência para planear roteiros? Nós ajudamos e ainda partilhamos muitas dicas que vão ajudá-lo a desfrutar melhor a sua viagem.
A capital espanhola é uma cidade grande, mas ao mesmo tempo pequena já que os principais pontos turísticos ficam mais ou menos todos agregados e é bem fácil visitá-los. Nós ficamos 2 dias e acreditamos que é o suficiente para ter um bom panorama da cidade se não for sua pretensão entrar nos museus. Se está um pouco perdido e não sabe bem por onde começar, aqui vai o nosso roteiro passo a passo:
Dia 1
Chegámos a Madrid perto da hora de almoço. Como somos poupadinhos, levamos uma marmita preparada já de casa, pelo que foi só encontrar um local onde pudéssemos parar para esticar as pernas e almoçar. Não perdemos muito tempo e ainda durante a tarde fomos passear por algumas ruas de Madrid e conhecer alguns locais “famosos”.
Importa dizer que Madrid foi a primeira paragem da nossa road trip, pelo que, claro, estávamos de carro. Conseguimos estacionar bem no centro de Madrid (pertinho da Calle de Miguel Servet,2, 28012), um local estrategicamente escolhido por nós porque tinha casas de banho públicas onde havia a possibilidade de tomar banho de água quente.
Atenção ao estacionamento. Há zonas que são apenas para moradores e se estacionar lá o carro pode ser multado. As zonas estão sinalizadas, mas às vezes podem passar despercebidas e convém estar atento para não ter surpresas desagradáveis!
Dali subimos para a Plaza Mandela em direção à Plaza Mayor. Esta é umas das praças madrilenas mais importantes. Bem no centro tem um posto de informação turístico e essa foi a nossa primeira paragem. Aconselhamos todos a fazer o mesmo porque é muito útil para nos podermos orientar e definir o nosso roteiro.
Seguimos para o afamado Palácio Real. À frente está a catedral da Almudena, local onde se realizou a boda real entre príncipe Filipe de Bourbon e Letícia Ortiz em 2004.
Depois de uma paragem para um lanche/ajantarado fomos explorar a Puerta del sol, uma área bastante movimentada, com várias lojas, cafés e restaurantes que é conhecida como o “coração da cidade”. Ali encontrámos o famoso símbolo de Madrid: o “El Oso y El Madroño”, a estátua de Carlos III, o famoso relógio da Casa de Correos e a placa do quilómetro zero.
De seguida fomos conhecer a Gran Via, uma das maiores ruas de Madrid. Aqui encontra vários locais onde pode fazer uma pausa para comer bem como dezenas de lojas. É o caso da Primark… com 5 andares! De destacar também a Metrópolis, o edifício da Telefónica, o Casino Militar, o Edifício Capitol (também conhecido como Carrión) e o cinema Callao.
Resumo do Dia 1:
Plaza Mayor Palácio Real Catedral da Almudena Puerta del sol Gran Via
Dia 2
O 2º dia avizinhava ser longo, portanto, levantámo-nos cedo. Começámos à descoberta pelas 9h00. Foi um dia em grande onde caminhamos bastante para conhecer todos os pontos turísticos que pretendíamos.
Começámos Estacion de Atocha, a primeira estação de comboios de Madrid. No seu interior há o Jardim Tropical, um local que merece uma visita.
Bem ali ao lado (2 minutos a pé) começa o Paseo Del Prado. Esta zona alberga vários museus entre outras atrações turísticas: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (arte moderna), Real Jardín Botanico, Iglesia San Jerónimo el Real, logo em frente está o Museo Nacional Del Prado, Fuente de Neptuno, Parque El retiro (paramos aqui para fazer um piquenique durante a hora de almoço), Museu Thyssen-Bornemisza, Museo Naval, Fuente de Cibeles (aqui fizemos um ligeiro desvio para ir conhecer a Puerta de alcalá, Atenção: ver a porta dois lados porque é diferente!), Biblioteca Nacional e Plaza de Colón. No fim da rua está o Hard Rock Café.
Parece muito (e é de facto), mas se não entrar nos museus, como foi o nosso caso, consegue conhecer toda esta zona numa tarde. No fundo, o Passeo Del Prado é uma avenida com pouco mais de 1 quilómetro… portanto as coisas estão todas seguidas umas às outras e nem precisa de caminhar assim tanto!
Depois de fazermos todo o Paseo Del Prado voltamos para traz cerca de metade do percurso para ir apanhar a Gran Via. Apesar de já lá termos estado no dia anterior tinha sido insuficiente para explorar tudo que queríamos.
Fizemos toda essa rua até à Plaza de Espanha, mas estava em obras e não conseguimos ver nada. Seguimos mais ou menos uns 15 minutos a pé até ao Templo Debod e estivemos ali um tempinho a relaxar e a apreciar a vista (não é lá grande coisa, mas foi o que se arranjou).
Já ao fim da tarde fomos o Estádio Santiago Barnabéu, Estádio do Real de Madrid, que estava em obras e não dava para visitar. Depois, já a começar a noite, ainda passámos no novo Estádio do Atlético de Madrid, Wanda Metropolitano. Fizemos estas duas últimas paragens porque estávamos de carro e íamos partir ao início da noite para outra cidade de Espanha: Valência.
Resumo do Dia 2:
Estacion de Atocha Paseo Del Prado (Iglesia San Jerónimo el Real, Fuente de Neptuno, Parque El retiro, Fuente de Cibeles, Puerta de alcalá, Biblioteca Nacional e Plaza de Colón) Gran Via Plaza de Espanha Templo Debod.
Visita rápida ao Estádio S.Barnabéu, Estádio do Real de Madrid e ao Wanda Metropolitano, o Estádio do Atlético de Madrid.