Madrid:

14 atrações imperdíveis

agosto de 2020

Quando decidimos ir visitar uma nova cidade o que ver e quando ver são duas da primeiras questões a decidir. Dizer o que é melhor e/ou pior depende dos interesses de cada pessoa. Ainda assim, há sempre aqueles locais que são considerados “os mais importantes” numa visita a Madrid.

Fizemos a seleção dos 14 lugares que você não pode perder na sua primeira visita à capital espanhola.

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é visita obrigatória! É um local de encontro mas também de passagem entre várias zonas de Madrid, sendo por isso muitas vezes chamada de “coração da cidade”. Aqui encontramos o famoso símbolo de Madrid: o “El Oso y El Madroño”, uma estátua de um urso e um medronheiro. Nesta praça está também a estátua de Carlos III, o famoso relógio da Casa de Correos (que faz a contagem descrente para o ano novo), e a estátua de La Mariblanca. É ainda neste local que se encontra desde 1950, a placa do quilómetro zero, que assinala a origem da das diferentes estradas que partem de Madrid.

Gran Vía

Foi construída entre 1910 e 1931 para descongestionar o centro da cidade e atualmente é uma das maiores ruas de Madrid. Começa na Plaza de Alcalá e prolonga-se até chegar à Plaza de España. Aqui encontra vários locais onde pode fazer uma pausa para comer bem como dezenas de lojas. É o caso da Primark… com 5 andares é o paraíso para quem gosta de fazer compras!!! De destacar também edifícios emblemáticos como a Metrópolis, o edifício da Telefónica, o Casino Militar, o Edifício Capitol (também conhecido como Carrión) ou o cinema Callao.

Plaza de España

Está situada no centro da cidade. Aqui encontra o monumento a Cervantes (autor da obra-prima “Dom Quixote”), uma obra de Rafael Martínez Zapatero e Lorenzo Cullaut Valera inaugurada em 1915.

Nota: Devido à realização de obras de remodelação, a circulação pelos jardins e pela praça está condicionada até à conclusão das mesmas, prevista para fevereiro de 2021.

Parque El Retiro

Com 125 hectares e mais de 15 000 árvores é um dos pulmões de Madrid. O parque tem muitos segredos “escondidos”, nomeadamente o Palácio de Cristal, uma estrutura de metal e cristal que parece uma estufa gigante; o Palácio de Velázquez que é utilizado atualmente como sala para exposições; o monumento a Alfonso XII, da autoria do arquiteto José Grasés Riera; a estátua do anjo caído, uma das poucas do mundo que representa o diabo; a fonte de Los Galápagos ou Fonte de Isabel II, encomendada por Fernando VII para comemorar o primeiro aniversário do nascimento de Isabel II… Há ainda o Lago Grande, onde pode alugar barcos a remo.

Puerta del Alcalá

Situada no centro da Plaza de la Independencia e perto do Parque del Retiro), a Puerta de Alcalá é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso a Madrid. Foi inaugurada em 1778 e desenhada pelo arquiteto Francesco Sabatini.

Palácio Real

É o maior palácio da Europa Ocidental (em área construída). Foi a residência real desde Carlos III até ao reinado de Alfonso XIII. Acontece que atualmente o palácio não é habitado pelos atuais monarcas. Por norma, o local é usado para celebrações e eventos importantes.

Mercado de San Miguel

É um dos mercados mais emblemáticos. Foi inaugurado em maio de 1916 como mercado de alimentos, convertendo-se em maio de 2009 no primeiro mercado gastronómico de Madrid.

Plaza Mayor

Foi o centro da vila por mais de quarto séculos e já resistiu a 3 incêndios! No centro da praça fica a estátua do Rei Felipe III (concebida por Giambologna e terminada por Pietro Tacca em 1616); o Arco de Cuchilleros (conhecido pela escadaria íngreme) e a Casa de la Panadería (construída por Diego Sillero por volta de 1590, mas do edifício original apenas se conserva a cave e o rés-do-chão).

Paseo del Prado

Em Madrid estão alguns dos mais conhecidos museus do mundo! O Paseo del Prado reúne em apenas alguns quilómetros três deles: Museo del Prado (reúne mais de 700 esculturas e tema maior coleção de pintura espanhola), Museo Nacional Thyssen-Bornemisza (oferece mais de 1000 obras de arte sobre pinturas europeias do sec XIII até finais do séc. XX) e Museu Nacional de Arte Reina Sofia (fundado em 1990 é sobre arte contemporânea).

Catedral de La Almudena

Os primeiros planos da igreja foram traçados em 1879 por Francisco de Cubas com o propósito de servir de panteão para a falecida rainha M.ª de Las Mercedes, mas o projeto acabou por ser alterado. No dia 15 de junho de 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II, sendo a primeira catedral consagrada fora de Roma. Uma das partes mais interessantes da Catedral é a cúpula dupla.

Curiosidade: A boda real entre príncipe Filipe de Bourbon e Letícia Ortiz celebrou-se na catedral da Almudena, a 22 de maio de 2004.

Fuente de Neptuno

Tem a escultura de Netuno, deus do mar, que cavalga sobre um carro puxado por dois cavalos que têm um rabo como os peixes. Os adeptos do Atlético de Madrid celebram as vitórias nesta fonte.

Fuente de Cibeles

A fonte representa a deusa Cibeles (deusa grega da fertilidade) sobre um carro puxada por leões. Os adeptos do Real de Madrid celebram as vitórias nesta fonte.

Templo de Debod

Num dos cantos do Parque Del Oeste (perto da praça de Espanha) encontramos esta pérola do antigo egípcio com mais de 2 000 anos. Este monumento foi doado, em 1968, pelo governo egípcio para a Espanha para evitar que ficasse inundado devido à construção da grande barragem de Assuão. É possível visitar o seu interior.

Estação Atocha

Foi inaugurada em 1851 sob o nome de Estação do Meio-Dia, sendo a primeira estação de comboio da capital. Todos os anos passam milhões de passageiros por ali. No interior existe o Jardim Tropical, formado por mais de dezenas de espécies, tanto animais como vegetais.

A estação madrilena foi um dos lugares onde, no dia 11 de março de 2004, explodiram as bombas do maior atentado da história da Espanha. Nos ataques, que marcaram a história de Madrid, morreram quase 200 pessoas. A 11 de março de 2007 foi inaugurado no exterior da estação um monumento em homenagem às vítimas do atentado.


Outras publicações que te podem interessar: