É seguro viajar para a Tailândia?
Esta pergunta foi-nos feita muitas vezes quando voltámos de lá. A dúvida é natural, principalmente porque este é um país Asiático com uma cultura totalmente diferente da nossa. A resposta para nós não deixa qualquer dúvida: sim, a Tailândia é um país seguro para visitar.
Andámos a explorar as ruas totalmente à vontade. Não tivemos qualquer problema com fraudes ou roubos. Andávamos frequentemente com máquina fotográfica à vista e telemóvel na mão. Não nos sentimos observados em momento algum. Mesmo no meio de milhares de pessoas, seja nos mercados, ou até mesmo na estação de comboios, não tivemos receio de ser roubados em nenhum momento. As pessoas não nos tentaram enganar, por exemplo, quando apanhámos táxis ... como acontece noutros países! O valor acordado era o que tínhamos que pagar no final do trajeto e ponto final.
Apesar de acharmos que não há qualquer perigo em termos de segurança em visitar a Tailândia, claro que há cuidados que devem ser tidos em conta, como em qualquer outro destino. Temos conhecimento que há casos de burlas em lojas de pedras “preciosas”, com “tuk tuks”, sobretudo os que se encontram nos locais turísticos, e também no aluguer de motas nomeadamente a retenção de passaportes. (Nunca, em momento algum, deem o vosso passaporte como garantia). Apesar desta parte menos boa, que a nós passou-nos completamente “ao lado”, a mensagem que queremos transmitir é que Tailândia é um país que vale muito a pena visitar mas, como em todos os outros lugares, é necessário agir com cautela.
A saber:
Pelo sim pelo não, o melhor é ter sempre à mão alguns números de emergência. Segundo o Portal das Comundiades Portuguesas:
A “Tourism Authority of Thailand” (TAT) dispõe de uma linha de emergência e informação (“hotline”), com atendimento permanente (24 horas) em língua inglesa, com o número 1672
Para averiguação da situação geral e perante situações ou suspeita de actividades que ameacem a segurança de turistas e outros visitantes estrangeiros, poderão ser usados os seguintes contactos telefónicos:
Departamento Polícia Turística (linha permanente e de emergência): 1155
“Bangkok Metropolitan Call Centre”: 1555
Número de emergência geral da Polícia: 191
Em caso de necessidade de protecção ou assistência consular e para esclarecimento de urgência, particularmente em circunstância na qual seja impossível ou difícil obter informação junto de entidade tailandesa, deverá o cidadão português contactar os serviços da Embaixada de Portugal.