O oleiro José Franco tinha um sonho: recriar a aldeia onde vivia de forma a que as memórias de infância se perpetuassem no tempo. E foi assim que nasceu a encantadora Aldeia-Museu José Franco. Da farmácia à mercearia, da escola à casa de música, do sapateiro ao barbeiro, da adega à curandeira... enfim... nesta aldeia recriada em miniatura há um pouco de tudo!
Também denominada Aldeia Típica de José Franco, Aldeia Típica do Sobreiro ou simplesmente Aldeia Saloia, a Aldeia-Museu José Franco está situada na pequena localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra. Foi construída no início dos anos 60, conforme já mencionado, por José Silos Franco (Sobreiro, Mafra, 19 de março de 1920 — Lisboa, 14 de abril de 2009).
Este oleiro da terra era filho de pai sapateiro e mãe que vendia louça de barros de porta em porta e por feiras e mercados, pelo que desde novo conviveu com o ofício.
Voltando à nossa visita à Aldeia-Museu, podemos dizer que é um local que merece a visita! A entrada do espaço tem uma espécie de torre que nos faz lembrar um castelo e chama-nos logo à atenção. Começamos a entrar e, a pouco e pouco, vamos encontrando a recriação de vários espaços (escola, mercearias, farmácias), “pessoas” que retratam as atividades exercidas na época e até uma reprodução da vila piscatória da Ericeira e dos ofícios ligados ao mar.
Durante cerca de 1h30m visitámos o local e viajámos por memórias e tempos antigos. Revimos ali muitas coisas que aprendemos em livros sobre o antigamente e muitas das histórias contadas pelos nossos pais e avós sobre a infância deles.
Horário
Período de Verão: 09h30 às 19h00
Período de Inverno - 09h30 às 18h00
Entrada é totalmente gratuita
Coordenadas
N 38º 57' 34.58'
W 9º 21' 13.09'