Tailândia:

A nossa deliciosa experiência gastronómica

agosto de 2019

A Nossa Experiência Gastronómica

A Tailândia é considerada um autêntico paraíso para amantes de comida. Em poucas palavras o que podemos dizer é que comer na Tailândia é bom e barato. Pelo menos foi essa a nossa experiência!

A gastronomia Tailandesa é muito variada, sendo baseada maioritariamente em arroz, massa e legumes. A comida é conhecida por ser muito picante pelo que se não gostas de comida picante a frase “no spicy” deve estar sempre na ponta da língua. Caso contrário prepara-te para ficares com a boca a arder!

Nós gostamos de vivenciar a cultura de cada país ao máximo, e isso inclui provar os pratos típicos de cada país. Claro que aqui surgiu logo um “problema”: provar ou não a comida de rua?! Lemos muita coisa sobre a comida de rua antes de ir, mas decidimos experimentar e sabem que mais?! Gostámos e repetimos mais que uma vez! E nunca tivemos qualquer tipo de problema...

Há comida para todos os gostos. É muito barata e saborosa. Claro que há cuidados a ter, pelo que aconselhamos que vás às “barraquinhas” que aparentam ter melhores cuidados de higiene.

Quanto a comer nos restaurantes, uma dica que seguimos sempre nas nossas viagens e que tem resultado é procurar os sítios onde os locais vão comer. Por norma nesses sítios há comida boa, mais caseira e o custo é também mais aproximado ao valor que os locais pagam, não estando inflacionado para turistas.

Seguindo as pisadas dos tailandeses, encontrámos restaurantes onde comemos por cerca de 3 euros por pessoa. O famoso pad thai é o cartão de visita da Tailândia. De uma forma genérica são noodles misturadas numa wook com camarão ou frango, ovo, legumes e amendoins. Foi o primeiro prato que experimentámos e ficamos viciados. Noodles e arroz frito são também as nossas principais eleições.

Mas há outros pratos bem típicos por lá que também merecem ser referidos como as noodle soups, as espetadas de rua, a salada de papaya, o “khao soi” (pedaços de carne cozinhados em leite de coco com caril)...

Os mais corajosos não podem perder a oportunidade de experimentar um pratinho de insetos. Não é para todos os estômagos, nós não fomos capazes. Mas fica a sugestão (hehe).

Para adoçar a boca, provem o Mango Sticky Rice! A fruta é bem docinha e é vendida cortada em saquinhos. Não deixem de provar.

E como na Tailândia está muito calor é importante estar sempre bem hidratado. Para evitar riscos, nunca bebas água da torneira e de garrafa só se tiver completamente selada. Dependendo do sítio onde as compramos, 1,5 lt de água pode custar de 10 Baht (0,30€) num supermercado até 40 baht (1,16€) num qualquer local mais turístico Por todo o lado vais encontrar pessoas a vender sumos naturais. Há fruta em abundância na Tailândia e por norma os sumos são feitos de fruta fresca e muito saborosa.

Um Agradecimento ao “7 eleven” !

Há sempre alguma coisa que nos esquecemos de comprar ou queremos comer para preencher um buraquinho no estômago. Se quiseres economizar ou simplesmente não quiseres estar a perder tempo a parar num local, podes sempre ir ao “7 eleven”, um supermercado super famoso na Tailândia que está literalmente por todo o lado. Os preços lá são muito em conta e há algumas bolachas e snacks que podes comprar para andar sempre contigo na mala.

Preços (1 euro = 30 baht):

Comida de rua: entre 30 a 60 baht

Restaurante simples/local: entre 40 e 70 baht. Nas ilhas phi phi é pouco mais caro

Fruta cortada num saquinho: 15 baht

Num restaurante mais voltado para os turistas: entre 70 e 210 baht

Num restaurante “chique”: Preços rondam os 500 baht por pessoa

Sumos naturais de fruta: Entre 25 a 40 baht


Outras publicações que te podem interessar: