Valência é a terceira maior cidade da Espanha. Foi a segunda paragem na road trip que fizemos pela Europa e surpreendeu-nos bastante pela positiva.
Ficámos apenas 1 dia, mas deu para ficar com um bom panorama da cidade. Valência tem aquilo a que chamamos de “o melhor dos dois mundos”. Praia, história, cultura, boa gastronomia e um toque de modernidade.
Se, tal como nós, tem apenas 24 horas para conhecer Valência e não sabe bem por onde começar e o que ver nós ajudamos e partilhamos o nosso roteiro passo-a-passo.
Esperava-se um dia longo pelo que começámos cedo a explorar Valência. Eram aproximadamente 9h00 quando chegámos à Cidade das Artes e das Ciências (Ciudad de las Artes y las Ciencias), uma obra admirável do arquiteto Santiago Calatrava que é também um dos pontos mais conhecidos de Valência. Este complexo é composto por seis elementos principais: Hemisfèric, Umbracle, Museu das Ciências, Oceanográfico, Palau de les Arts Reina Sofía e a estrutura metálica Ágora. Estivemos ali praticamente toda a manhã.
De salientar que bem ali ao lado da Cidade das Artes e das Ciências está o Jardim do Túria (Jardín del Turia), um parque que foi construído nas terras onde antes passava o Rio Turia. É um parque perfeito para ir correr, andar de bicicleta, caminhar ou fazer uma pausa...
Ciudad de las Artes y Ciencias
Já perto da hora do almoço fomos para o centro histórico de Valência. Importa dizer que estávamos de carro. Conseguimos estacionar no centro da cidade, num parque privado localizado perto do Burguer king e da Plaza de l'Ajuntament, Pagámos 15 euros mas não tivemos qualquer preocupação e andamos descansados a conhecer a cidade.
Depois de uma pausa para o almoço, voltamos à ação! Começámos por explorar a Plaza Ajuntament. Não achámos nada demais, mas é um local cheio de movimento e com muita vida. Dali caminhámos em direção ao Hard Rock Café e, depois, demos um saltinho à tão conhecida Praça de Touros (Arena-Plaza De Toros). Embora não sejamos apreciadores de touradas, tínhamos algum interesse em ver o interior mas não conseguimos porque estava fechada. De salientar que mesmo ali ao lado está a estação de comboios Joaquin Sorolla. Nós perdemos 5 minutinhos a conhecer o seu interior, que é bastante colorido e interessante.
Arena: Plaza de Toros
Estação de comboios Joaquin Sorolla
Depois caminhamos cerca de 5 minutos até à Plaza de La Reina. Pelo caminho está a Iglesia San Martin. Continuamos o percurso até à Plaza de Virgen. Apesar de vermos a Catedral de Valência em vários locais, ali é o sítio onde temos o melhor panorama. Esta praça é bem bonitinha e foi a que gostamos mais. Além de cafés e restaurantes tem também um multibanco e uma fonte de água potável (claro que nós aproveitamos para encher as nossas garrafas de água e, assim, poupar uns trocos...).Já tínhamos caminhado bastante e aproveitamos para fazer uma pausa nesta praça. Experimentámos a horchata, bebida típica da cidade que tem um aspeto parecido com o leite. É feita com chufa (um grão da família dos tubérculos) e tem um sabor que nos faz lembrar amêndoas ou avelãs. Nós gostámos e vale a pena provar!
Plaza de Virgen
Depois caminhamos até à Porta de Serrans, um dos doze portões que faziam parte da antiga muralha da cidade. Pelo meio encontrámos a Capela de San Nicolás, mas estava fechada e não vimos o interior.
Seguimos até ao Mercado Central. O interior é amplo e pode encontrar ali uma grande variedade de produtos, desde peixe, vinhos, frutas... Bem ali ao lado há uma rua (Carrer de Murillo) com grafiti bem interessantes que nos chamaram a atenção.
Ao fim da tarde, já perto das 18h30, fomos dar um mergulho à “Playa De Las Arenas” para refrescar o corpo e a mente e, também, para nos despedirmos de Valência.
Queríamos salientar que os principais pontos turísticos estão bem próximos um dos outros e é bem fácil conhecer a cidade a pé. Se tiver com dúvidas sobre ir ou não a Valência só podemos dizer: vá e desfrute. Certamente vai ficar surpreendido!
Porta de Serrans
Jardin del Turia
Carrer de Murillo
Resumo do Dia:
Ciudad de las Artes y las Ciencias Jardín del Turia Plaza Ajuntament Arena:Plaza De Toros Estação de comboios Joaquin Sorolla Plaza de La Reina Iglesia San Martin- Catedral de Valência Plaza de Virgen (provámos horchata, bebida típica de Valência) Porta de Serrans Mercado Central Playa De Las Arenas