Pontos turísticos de Paris:

25 atrações

agosto de 2020

Paris. Oh Paris... tens tanto para oferecer! A capital francesa é um dos destinos mais badalados entre aqueles que gostam de viajar.

Mas elaborar um roteiro não é tarefa fácil, principalmente se a agenda for um bocado apertada. Nós tivemos 3 dias para explorar a cidade e o nosso roteiro pode ser consultado aqui.

Mas porque nem sempre as nossas escolhas são as melhores e muitas vezes os interesses de “uns” não correspondem aos de “outros”, aqui ficam os principais pontos turísticos para poder escolher aquilo que melhor se adapta a si.

Torre Eiffel

É quase impossível falar de Paris sem nomear a famosa Torre Eiffel. O principal símbolo de Paris foi inaugurado a 31 de dezembro de 1985 para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel.

Desde a inauguração da Torre Eiffel, os visitantes podem aceder aos andares do monumento através de elevadores.

Pode subir ao topo da Torre Eiffel e ter uma vista de 360+ da cidade. Compre os bilhetes antecipadamente aqui: https://www.toureiffel.paris/fr

Arco de Triunfo

É um dos principais símbolos de Paris! Com 50m de altura, 45m de cumprimento e 22m de largura, o Arco do Triunfo representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão.

A sua construção foi ordenada por Napoleão Bonaparte, em 1806, após finalizar a batalha de Austerlitz. O arco foi inaugurado em 1836 e tem gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Também abriga desde 1921 o túmulo do Soldado Desconhecido (nome que recebem os monumentos erigidos pelas nações para honrar os soldados que morreram em tempo de guerra sem que os seus corpos tenham sido identificados).

De recordar que o arco de triunfo foi o palco da festa de milhares de portugueses que festejaram vitória de Portugal contra a França e a conquista do primeiro título de campeão europeu para a seleção, em 2016.

É possível subir ao topo. Pode comprar os bilhetes antecipadamente aqui: http://www.paris-arc-de-triomphe.fr/#

Champs-Élysées

Esta é uma das avenidas mais famosas do mundo! A história da Champs Élysées começa em 1640 com a plantação de um grande alinhamento de árvores que posteriormente se transformaria na avenida. Esta (grande) rua liga o Arco de Triunfo à Praça da Concórdia e reúne dezenas de lojas.

Rio Sena

Tem uma extensão de 776 km e é visto como a “artéria central” de Paris. Ir a banhos no rio Sena é proibido desde 1923. Antes desta data era comum as pessoas se refrescarem no rio em épocas de grande calor. Atualmente, são organizadas várias tours de barco que percorrem o rio, num percurso que permite observar monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos importantes.

Jardim das Tulherias (jardin des tuileries)

Antes de visitar o Louvre, não deixe de passar pelo Jardim das Tulherias. Está localizado bem em frente à pirâmide do museu. O nome faz referência à fábrica de telhas que se encontrava neste lugar. Este espaço verde possui uma vasta quantidade de flores e estátuas sendo um lugar ideal para fazer uma pausa.

Praça da Concórdia (place de la Concorde)

Está situada entre a Champs Élysées e o Jardim das Tulherias. No centro tem um enorme obelisco proveniente de Luxor doado pelo governo do Egito. Ao redor do obelisco há duas fontes de estrutura romana que apresentam esculturas nas quais figuras humanas se misturam com animais marinhos.

Museu do Louvre

Certamente já ouviu dizer que este museu é imenso. Acredite, é mesmo verdade! O Museu do Louvre, é o maior museu de arte do mundo. A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000. A Monalisa de Leonardo da Vinci é uma das preciosidades que pode encontrar no interior. Se é apaixonado por arte não pode falhar a visita. Compre os bilhetes antecipadamente para evitar filas aqui: https://www.louvre.fr/

Museu Orsay

Depois do Louvre, o Orsay é o segundo museu mais visitado de Paris. Apresenta a arte em França, na Europa e nos Estados Unidos do período 1848-1914. As suas coleções incluem obras-primas da pintura, incluindo as dos impressionistas, da escultura, das artes decorativas, da fotografia, bem como do desenho e da arquitetura. Compre os bilhetes no site oficial: https://www.musee-orsay.fr/

Palácio de Versalhes

Já foi residência real de vários monarcas. É considerado Património da Humanidade pela Unesco há mais de três décadas Tem uma imponente arquitetura e mais de 800 hectares de jardins. Importa ainda referir que o Palácio de Versalhes está um pouco afastado do centro da cidade. Site oficial: http://en.chateauversailles.fr/

Bairro Le Marais

Este é um bairro pequeno, tranquilo e bastante peculiar. Além de abrigar várias pinturas nas paredes, em Le Marais estão localizados muitos cafés, e espaços voltados para a comunidade LGBT. Ali está o Centro Georges Pompidou, que abriga uma das melhores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo.

Catedral Notre-Dame

Construída no século XII, é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991. É conhecida pelo romance clássico de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame. Apesar do incêndio que aconteceu no dia 15 de abril de 2019, a Catedral Notre-Dame continua a ser um dos principais ícones de Paris. Site oficial aqui: https://www.notredamedeparis.fr/

Santa Capela (Sainte-Chapelle)

Pertinho da Notre Dame, encontra-se a Sainte-Chapelle. É uma igreja de estilo gótico construída entre 1242 e 1248 que guardava as Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a Coroa de Espinhos.

Panteão

Construído entre 1764 e 1790, o Panteão guarda restos mortais de nomes importantes na História de França, como Voltaire, Victor Hugo e Alexandre Dumas. Site oficial: http://www.paris-pantheon.fr/en/

Universidade Sorbonne

Está perto do panteão. É a universidade mais famosa de França e oferece cursos em diversos níveis e áreas.

Bairro de Montmartre

Está situado numa colina e é um dos bairros mais deslumbrantes de Paris. O Bairro de Montmartre é também conhecido como o “bairro dos pintores” porque por ali viviam vários pintores renomados como Picasso, Salvador Dali, Monet...Atualmente naquela zona há vários pintores de rua que desenham a cidade e fazem caricaturas dos turistas. A Place du Tertre é uma das praças mais famosas e animadas de Montmartre.

Curiosidade: Este bairro foi cenário do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Basílica do Sagrado Coração de Jesus (Basílica de Sacré Cœur)

É o principal ponto turístico de Montmartre e um dos lugares sagrados mais importantes de Paris. A basílica, obra de Paul Abadie, começou a ser construída em 1875 e foi terminada em 1914. As dimensões da Sacré Coeur falam por si só: 83 metros de comprimento, 35 metros de largura e uma torre de 83 metros de altura. É possível subir à cúpula e contemplar a cidade.

Muro do Amor (Le Mur des Je t’Aime)

No jardim na Place des Abbesses está a famosa parede que é dedicada ao amor. Inaugurado no dia dos namorados em 2000, o enorme painel exibe a frase “amo-te” mais de mil vezes e em mais de 300 línguas diferentes.

Moulin Rouge

Este é provavelmente o cabaret mais famoso do mundo. Durante o dia pode passar à frente e apreciar a fachada, mas à noite tem a possibilidade de entrar e assistir a um espetáculo de cabaret.

Ópera Garnier

Localizada quase em frente às Galerias Lafayette, é um imponente edifício de estilo neobarroco do século XIX que inspirou a conhecida obra "O Fantasma da Ópera". Site oficial: https://www.operadeparis.fr/en

Galeries Lafayette

É uma espécie de centro comercial, bem pomposo e cheio de glamour. Aqui encontra uma enorme variedade de lojas principalmente de marcas de luxo. Mesmo que não queira fazer compras vale a pena dar um saltinho a este lugar.

Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg)

Com mais de 20 hectares este é um dos maiores espaços verdes de Paris.

Ponte Alexandre III

É uma das pontes mais emblemáticas de Paris e, para nos, é também a mais bonita. Recebeu o nome Ponte Alexandre III, como um gesto diplomático do governo francês para celebrar a aliança franco-russa assinada em 1891, entre o imperador russo, Alexandre III (1881-1894) e o presidente da França, Sadi Carnot (1887-1894). Da ponte conseguimos avistar a torre Eiffel....

Ponte dos Cadeados

Localizada sob o Rio Sena está a famosa Pont des Arts, popularmente conhecida como a Ponte dos cadeados. Neste sítio milhares e milhares de casas fizeram juras de amor e deixaram cadeados com os seus nomes agarrados às grades da ponte, enquanto as chaves eram atiradas para o rio sena. A quantidade de cadeados na Ponte era tanta que a estrutura começou a apresentar problemas. Em 2014, uma parte da grade lateral cedeu. Em 2015, começaram a ser retirados milhares de cadeados para evitar acidentes.

A ponte não tem o mesmo encanto de antigamente, mas ainda assim este é um sítio onde vale a pena parar!

Torre Montparnasse

A Torre Montparnasse é um arranha-céu de 210 metros construído no centro de Paris. Em 38 segundos, um elevador transporta-o até o 56º andar onde pode ter uma vista panorâmica da cidade, sendo que tem uma vantagem relativamente a outros edifícios: daqui pode vislumbrar a torre Eiffel.

Pode comprar os bilhetes aqui: https://billetterie-tourmontparnasse56.tickeasy.com/en-US/products

Catacumbas de Paris

São conhecidas como o “maior cemitério do mundo”. A vinte metros abaixo de terra, ao longo de um emaranhado de galerias, o visitante descobre um ossuário que reúne os restos mortais de vários milhões de Parisienses. Compre os bilhetes no site oficial: https://www.catacombes.paris.fr/catacumbas-de-paris


Outras publicações que te podem interessar: