É seguro viajar para o Rio de Janeiro?

Dicas para passear em segurança na “Cidade Maravilhosa”

dezembro de 2019

A segurança é um dos fatores que temos em conta quando visitamos um (novo) país. Pesquisamos muito antes de partir à aventura, tentando saber se é seguro ou não e que cuidados devemos ter para uma estadia segura.

Sabemos que muitas pessoas têm o mesmo pensamento que nós e achamos pertinente relatar a nossa experiência. Quando dizemos que visitámos o Rio de Janeiro uma das perguntas que surge quase automaticamente está relacionada com a segurança. “Como foi em termos de segurança?”, “Foram assaltados?”, “Há algum truque para não correr riscos?”. Pois bem, não há respostas certas ou erradas. O nosso relato é com base na nossa viagem e o que podemos dizer é que, de facto, o Rio não é a cidade onde nos sentimos mais seguros e andamos tranquilamente a passear nas ruas. Nada disso. Os próprios cariocas assumem que os turistas têm de ter cuidados redobrados. Mas também não fomos assaltados nem nos sentimos em risco em nenhum momento. O segredo?!

Não há nenhuma fórmula mágica para evitar infortúnios nas férias, mas há algumas precauções que se deve ter conta e nós partilhamos algumas dicas. São elas:

Regra número um e conselho de um amigo carioca: não tenhas especto de um turista. Ou seja, nada de te meteres no meio da rua a consultar um mapa gigante para saberes em que ponto exato estás. Isso vai atrair demasiadas atenções e, portanto, é para evitar. Se tiveres mesmo que saber onde estás e tiveres de consultar um mapa o melhor será entrar numa loja e fazê-lo no seu interior. O mesmo se aplica a usar roupa muito chique na rua ou andar com a máquina fotográfica pendurada no pescoço...

Na rua não exibas objetos de valor. Evita andar com joias, relógios e/ou malas e utiliza o telemóvel apenas para o que for estritamente necessário, caso contrário mantém-no resguardado.

Evita lugares com muitas pessoas. Por exemplo, passear no calçadão da praia de Copacabana é algo que consideramos inseguro. Talvez por já ter ouvido histórias sem fim de assaltos nesta zona ... Nestes casos tem atenção redobrada aos pertences.

Ipanema e Copacabana são praias que não nos encantaram e achámos pouco seguras. Para sermos honestos, achámos que era mais fama do que outra coisa. A escolher, naquela zona, iríamos para a praia de Leblon, menos conhecida, mas a nosso ver muito melhor em termos de segurança. Também é de mencionar que existem praias na Zona Oeste como a Barra da Tijuca, Praia da da Reserva, Prainha e Grumari que são lindíssimas, muito menos frequentadas e em termos de segurança bem mais apetecíveis.

Na praia tens de ter cuidado com os pertences. Na hora de ir dar um mergulho ao mar fica próximo deles ou se tiveres em grupo o melhor será haver uma divisão e enquanto uns vão ao banho outros ficam na toalha.

Na hora de utilizar transportes, o uber é o mais recomendado por ser mais em conta e raramente há problemas. Nesta situação, bem como nos táxis, usa aplicativos para o caso de alguma coisa correr mal e ser mais fácil denunciar. Se andares de autocarro senta-se na parte da frente, próximo do motorista.

Manifestações nas ruas são frequentes e podem tornam-se um violentas. Afasta-te delas

E não menos importante: não sejas paranoico! Não baixes a guarda, mas também não deixes de usufruir das coisas boas que o Rio tem para oferecer com medo que algo menos bom aconteça. O Rio de Janeiro é realmente uma Cidade Maravilhosa que ficou no nosso coração.


Outras publicações que te podem interessar: