Casas de Santana, Madeira: Tudo o que precisas de saber


dezembro de 2024

No coração do concelho de Santana, encontramos as icónicas casinhas de formato triangular e cores vivas que são uma das imagens mais emblemáticas (e fotografados) da Madeira. A arquitetura peculiar alberga uma história interessante que representa o estilo de vida simples e autêntico das famílias madeirenses.

casas de santana

Porquê visitar?

Além de serem incrivelmente fotogênicas, estas casinhas permitem-nos viajar pela história e cultura da ilha, sendo, por isso, uma forma lúdica e descontraída de conhecer mais sobre o passado da Madeira. Ora aqui vão algumas curiosidades que tornam este local especial:

Construção inteligente: As casas são feitas de madeira, um material barato e abundante no local, que ajudava a manter uma temperatura agradável no interior.

Palha na cobertura: Os telhados de palha resultavam do aproveitamento de cereais cultivados, como o trigo e o centeio. Além de ser uma forma de dar uma segunda vida a materiais, a verdade é que a palha também acaba por dar um ar rústico e singular às construções.

Telhados inclinados: A acentuada inclinação dos telhados faz com que a água da chuva escorra e não se infiltre, garantindo assim, a impermeabilidade da habitação.

Espaço funcional: No interior existia somente um sótão, que servia para armazenar produtos agrícolas, e um piso térreo separado em duas partes simples, mas essenciais: a cozinha e o quarto.

As casas foram adaptadas e atualmente funcionam como lojas que vendem artesanato e produtos locais e permitem que os visitantes levem para casa um pedacinho da ilha. E o melhor? A visita é totalmente gratuita!

casas de santana

Contudo... tem em conta estas dicas para aproveitares a visita:

Expectativas realistas: Não vás com grandes expectativas, pois apesar destas casinhas estarem em excelente de conservação, não existe muito mais para se ver ali além de apreciar as construções! Uma hora é mais do que suficiente para explorar o local e tirar algumas fotos inesquecíveis!

Prepara-te para a popularidade: Existem apenas 4 casas e, como este é um local bastante afamado, estão constantemente “rodeadas” de turistas. Mas a boa notícia é que a maioria “vai e vem” em poucos minutos e se tiveres alguma paciência vais conseguir aproveitar o cenário. E conseguir tirar fotos incriveís!

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: