Cascatas a não perder em Bali


agosto de 2023

Mais ou menos conhecidas, não faltam cascatas em Bali! Foi lá que vimos as quedas de águas mais bonitas da nossa vida e aconselhamos vivamente que vocês também as conheçam. Afinal, não é por acaso que elas surgem tantas vezes quando fazemos uma pesquisa sobre esta ilha da Indonésia.

Só tivemos oportunidade de visitar duas cascatas, mas ainda bem que fomos porque valeu mesmo a pena! As que conhecemos:

Banyumala Twin Waterfalls: Uma grande cascata que se divide em duas quedas de água, muitíssimo próximas uma da outra. A queda principal é mais bonita do que a “secundária”, mas ainda assim não deixem de conhecer as duas.

Nas Banyumala Twin podem desfrutar de uns belos mergulhos e, se forem cedinho, ainda vão conseguir relaxar um bocadinho com o barulho da água como som de fundo.

Para chegar temos de caminhar cerca de 15 minutos depois do estacionamento.

Distância do centro de UBUD: 2h

cascatas

Leke leke Waterfall: É uma das mais fotogénicas quedas de água do Bali. Está “escondida” no meio da vegetação e os vários tons de verde que a envolvem são simplesmente magníficos. A cascata tem uma queda de 15 metros e deixa-nos mesmo rendidos!

No entanto, praticamente não dá para mergulharmos e estivemos lá “só” a apreciar a paisagem. Outra coisa que não gostámos tanto foi o facto vermos que neste local os turistas chegam, fazem fila para tirar a “melhor foto” e vão embora sem praticamente apreciarem o lugar.

Distância do centro de UBUD: 1h15

cascatas

Só visitámos estas, mas há mesmo muitas outras que merecem uma visita! Portanto, se estiveres com mais tempo do que nós, sugerimos que adiciones estas paragens ao teu roteiro:

Sekumpul

Kanto Lampo

Tegenungan

Tibumana

Banyu Wana Amertha

Como ir até às cascatas?

Podem ir de Grab, o equivalente ao Uber de Portugal. Os são preços acessíveis e a aplicação é muito fácil e intuitiva. Claro que é necessário instalar a app no telemóvel e ter internet para a utilizar.

Também podem optar por alugar uma scooter. Escolhemos esta opção por nos dar total liberdade e porque os preços são bastante acessíveis (média: 6 euros p/dia). No entanto, não se podem esquecer que no centro de Bali o trânsito é caótico e tens de estar á vontade com a mota. Esta opção é a mais económica, mas também a mais cansativa.

É ainda possível conhecer as cascatas com um motorista privado, que pode estar ou não associado a uma excursão e ter a tarefa de guia. Esta é obviamente a opção mais cara. Mas também te dará outras comodidades.

Outras informações úteis

A maioria das cascatas tem entrada paga, mas, felizmente, os valores são baixos (média: 3 euros p/ pessoa).

Consideramos que os acessos às cascatas são relativamente curtos e fazíveis até mesmo com crianças, mas, geralmente, acontecem por caminhos de terra batida no meio da floresta e com algumas escadas à mistura. Por isso, consideramos que o uso de calçado apropriado é imprescindível para evitar qualquer tipo de acidente.

O fundo das cascatas está cheio de pedras, algumas delas bem escorregadias. Por isso aconselhamos muito o uso de aquashoes. A nossa escolha foi esta.

Levem sempre umas bolachas e água convosco porque nem sempre há restaurantes/bares perto das cascatas.

Quanto mais cedo chegarem às cascatas, maior a probabilidade conseguirem usufruir!

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: