10 atrações em Zagreb que não podes perder


julho de 2021

Não há nenhum guia perfeito que reúna todas as atrações de uma cidade e este aqui não é exceção. No entanto, partilhamos contigo aquelas que consideramos as principais atrações de Zagreb para poderes tirar o melhor proveito da tua viagem.

Se fores visitar a capital croata não deixes de conhecer (a ordem dos pontos turísticos é aleatória):

Trg Bana Jelačića - A praça mais famosa de Zagreb. Aqui não te esqueças de reparar na estátua do governador Josip Jelačić montado num cavalo. Do ponto de vista estético não ficámos admirados, mas tem o seu valor histórico, já que este governador é considerado um “herói nacional” do século XIX por ter lutado pela abolição da servidão na Croácia. Do outro lado da praça, vale a pena visitar a Fonte Mandušsevac, responsável por fornecer água potável aos habitantes da cidade até o final do século XIX.

Igreja de São Marcos - Datada de meados do século XIII é um dos cartões de visita de Zagreb e não desilude! No telhado colorido da igreja estão inseridos dois brasões: o do Reino Triúno da Croácia, Eslavónia e Dalmácia (na parte esquerda) e o da cidade de Zagreb (na parte direita).

Porta de Pedra (Kamenita Vrata) - Esta era uma das mais importantes entradas da cidade. No dia 30 de maio de 1731, deflagrou um grande incêndio que atingiu esta porta, mas, no dia seguinte, entre as cinzas, estava a imagem da Virgem Maria completamente intacta. Foi assim proclamada como padroeira da cidade e ali foi feita uma pequena capela. Por causa deste acontecimento, no dia 31 de maio, comemora-se o Dia da Cidade.

Estátua do governador Josip Jelačić, Porta de Pedra (Kamenita Vrata) e Igreja de São Marcos

Mercado Dolac - O maior e mais bonito mercado da cidade está recheado de fruta e verduras locais, bem como de produtos frescos e caseiros, provenientes de todas as partes da Croácia. Podes facilmente encontrar requeijão e natas de Zagorje, tangerinas do vale de Neretva, limões da ilha de Vis, azeite da Ístria, cerejas dos arredores de Zadar ou carne da Eslavónia. Não deixes de reparar na estátua “kumica de Zagreb”, em homenagem às vendedoras tradicionais do mercado, conhecidas como kumica.

Catedral de Zagreb - A maior construção sacra croata, edificada desde o século XIII. Num terremoto em 1880 ela ficou muito destruída e teve de ser reconstruída, tendo o atual aspeto neogótico desde o século XIX. As torres têm 105 metros de altura e dificilmente te passarão despercebidas! Em frente à Catedral está o Monumento à Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Torre Lotrščak - Uma das construções mais bem conservadas do antigo sistema de defesa da cidade. É a morada do “canhão de Grič”, que se faz ouvir todos os dias, ao meio-dia em ponto. É possível subir à torre e ter uma deslumbrante vista sobre toda a Cidade Baixa de Zagreb.

Funicular de Zagreb - Da Torre lotrščak podes ver o funicular mais curto do mundo destinado ao transporte público. Com apenas 66 metros de cumprimento, desde 1890 une a Cidade Alta e a Cidade Baixa. A velocidade média do transporte é de 1,5 m/s e o passeio dura apenas 64 segundos. O valor do bilhete é de 5,00 kn (cerca de 0,70 cêntimos).

Mercado Dolac com Catedral de Zagreb (ao fundo), Monumento à Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Funicular de Zagreb e Torre Lotrščak

Passeio de strossmayer - Ao sair do funicular vês o chamado “passeio de strossmayer”, um destino popular entre turistas e um ponto de encontro descontraído frequentado por habitantes locais. Neste sítio podes ver toda a Cidade Baixa de Zagreb. O célebre escritor croata, A. G. Matoš, também gostava de contemplar este panorama. Em sua homenagem, em 1972, o escultor Ivan Kožarić fez uma escultura em alumínio do escritor croata que está agora exposta num banco de jardim público.

Mirogoj - O maior cemitério da cidade é também um maravilhoso parque de esculturas ao ar livre. Na entrada do cemitério existem arcadas neorrenascentistas, projetadas por Herman Bollé, com quase 500 metros de comprimento. O Mirogoj é também um local de tolerância religiosa, já que cidadãos de todas as religiões estão enterrados ali.

Museus - Zagreb é considerada a “capital europeia com o maior número de museus por metro quadrado”. De facto a cidade tem uma quantidade significativa de museus temáticos. Do museu das relações terminadas, ao museu da tortura, museu das ilusões, museu dos cogumelos, museu de arte contemporânea, museu croata de arte naïf, museu de história croata, museu técnico Nikola Tesla... existem opções para todos os gostos e vale a pena selecionar alguns espaços e fazer uma visita. Nós escolhemos o Museu das Relações Terminadas, dedicado a todo o tipo de relações que não correram bem. Aqui pode encontrar objetos pessoais deixados por pessoas de todas as partes do mundo. A entrada custou aproximadamente 50 kunas (cerca de 6 euros por pessoa). Também fomos ao Museu das Ilusões e divertimo-nos bastante. A entrada também custou 50 kunas.

Museu das Relações Terminadas e Museu das Ilusões

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: