Marrocos:

1 dia em Casablanca

dezembro de 2019

O que fazer 1 dia em Casablanca

Casablanca não é uma cidade bonita, não é um lugar com atrações turísticas que “enchem” o olho. Muitas pessoas visitam Casablanca porque esse destino está no “meio” de uma escala. Foi o nosso caso.

Fizemos uma escala de 24 horas, numa viagem da Royal Air Maroc, e decidimos conhecer a cidade. Em apenas um dia não é possível conhecer “a fundo” tudo que Casablanca oferece, mas dá perfeitamente para ficar com uma ideia de como é esta cidade.

Ficámos hospedados no hotel 4* Prince de Paris e pagámos 44 euros por uma noite com pequeno-almoço. Não podemos dizer que ficámos desiludidos com Casablanca porque a expectativa também não era muita, mas não está de todo na lista das nossas cidades preferidas. As ruas são sujas e pouco há para explorar. No entanto, se perguntarem se gostámos?! Não ficamos fãs da cidade, mas a experiência valeu a pena pela mesquita Hassan II.

Deixamos aqui algumas sugestões de locais a visitar:


Medina


Achámos a medina de Casablanca pequena. Como já estivemos em Marraquexe não nos surpreendeu. Contudo, ali podem encontrar verdadeiras pechinchas se souberem negociar.


Praça Mohamed V


Construída em 1920 é o ponto central da cidade e onde estão vários monumentos importantes, como os prédios do tribunal e da prefeitura. É um local bastante movimentado e frequentado pelos marroquinos.


Mesquita Hassan II


A Mesquita Hassan II é sem dúvida o cartão visita de Casablanca. É a maior de Marrocos e a única mesquita que está aberta a pessoas não muçulmanas. Foi construída para homenagear Mohammed V, pai de Hassan II, antigo rei de Marrocos que reinou durante os anos de 1961 a 1999.

A mesquita começou a ser construída em 1986, mas só foi finalizada em 1993 A característica mais marcante é a localização sobre as águas do Oceano Atlântico. Por opção não a visitámos por dentro.


Marocco Mall


Para quem gosta de compras, vale a pena dar um saltinho ao Marocco Mall. É o maior centro comercial da África. É aqui que está o “famoso” e grande aquário que todos que os visitantes podem ver gratuitamente e de vários ângulos. Nós não conseguimos passar por lá…


Parque da Liga Árabe


O Parque da Liga Árabe está situado no centro da cidade (cerca de 30 minutos a pé da mesquita Hassan II). É um espaço de lazer com jardins, palmeiras e fontes. O espaço é muito grande, mas atravessado por ruas com imenso trânsito o que o torna um pouco confuso.


Rick's Café


Já não tivemos tempo de passar por este restaurante que é inspirado no café do filme "Casablanca" de 1942. Mas fica a dica.

ATENÇÃO: O clássico filme “Casablanca” não foi filmado em Marrocos. O espaço é apenas uma réplica do que aparece no filme.

A saber antes de ir:

A forma mais económica de fazer o percurso entre aeroporto e centro de Casablanca (e vice-versa) é num comboio. A viagem demora cerca de 40 minutos. O bilhete, que pode ser comprado na hora, custa aproximadamente 4€ por pessoa.

O dinheiro de Marrocos é o dirham. Apesar de se poder usar o cartão em alguns hóteis e estabelecimentos, o melhor será trocar algum dinheiro no aeroporto.


Outras publicações que te podem interessar: