Tailândia:

Trânsito Caótico, poluição, “farang cócó-de-pássaro”... 13 hábitos tailandeses que deve conhecer se vai visitar o país

agosto de 2019

Tatuagens e Souvenirs com a Imagem de Buda

O respeito à imagem de Buda é um dos pontos que mais causa atrito entre os turistas e a população local. Sabes aquelas imagens “típicas” com a imagem da cabeça de buda?! Pois bem, isso é algo desrespeitoso no país. Há inclusive vários cartazes espalhados pelas ruas onde os turistas são alertados para essa situação: “Imagens do Buda não são tatuagem, não são para decorar. São objetos de adoração”.

Farang

Farang é a palavra utilizado pelos tailandeses para se referirem aos estrangeiros ocidentais. O escritor José Luís Peixoto, no livro “O Caminho Imperfeito”, faz exatamente referência a este assunto, evidenciando que “há mais de quatrocentos anos, mercadores portugueses levaram as primeiras goiabas para a Tailândia. Entre muitas outras hipóteses, essa é uma das origens prováveis de chamar-se farang aos estrangeiros brancos. Em tailandês, goiaba diz-se farang. (...) Aos turistas ocidentais brancos de baixos recursos- sandálias e mochila-, os tailandeses chamam farang khi nok, que significa literalmente farang-cocó-de-pássaro”.

Turistas “Por Todo o Lado”

Nos principais pontos turísticos vemos centenas e centenas de turistas. Ás vezes chega até a ser chato porque não conseguimos apreciar este ou aquele templo, esta ou aquela atração!

Para evitar grandes aglomerados de gente o melhor será acordar bem cedinho e fazer as visitas logo de manhã. No nosso caso, levámos este conselho tão à risca que chegámos ao Grand Palace, em Bangkok, mesmo antes dele abrir (ahaha)! Mas ainda bem...

Trânsito

Não se aventure na condução na Tailândia! O trânsito é completamente caótico e se demorar uma hora a fazer um trajeto que poderia demorar meros minutos não se admire. Na hora de ponta as estradas ficam repletas de carros, motas, tuks tuks...

Não Desrespeite o Rei ou a Família Real

A Tailândia é governada por uma monarquia constitucional. Os tailandeses são extremamente respeitosos, sobretudo com a Família Real. É comum vermos fotografias espalhadas pelas ruas, nas fachadas de palácios, dentro das casas e até nos táxis. O Rei é amado por todos e qualquer ofensa à sua imagem é punida por lei.

Produtos Contrafeitos

T-shirts, fatos de treinos, camisolas de clubes de futebol... na Tailândia vais encontrar réplicas de grandes marcas internacionais a preços muito atrativos. Claro que vais encontrar imitações muito más, mas também há algumas muito bem feitas, com bons tecidos inclusive.

Não Toques na Cabeça das Pessoas

Se em Portugal tocar na cabeça de alguém é visto muitas vezes como um ato de carinho, como um “miminho”, na Tailândia esse costume não é visto com bons olhos. Para eles, a cabeça é uma parte sagrada do corpo humano e tocar nela é visto como uma ofensa. No entanto, cheirar as pessoas é visto como algo afetuoso. No livro “O Caminho Imperfeito”, de José Luís Peixoto, pode ler-se que “como um beijo, as mães e os pais cheiram os filhos, toda a gente cheira as crianças, os namorados cheiram-se uns aos outros, normalmente em privado. Esse é um gesto de ternura na Tailândia”.

Não Alimentes Macacos

Os macacos são animais selvagens e podem tornar-se agressivos. Por isso tem algum cuidado ao aproximar-te deles. Um regra importante que deves ter em conta (aliás, este aviso está em vários cartazes afixados nas praias e até em alguns hóteis): não alimentes os macacos. Presenciamos macacos a roubar malas de turistas que transportavam comida. Se eles virem comida ficam agressivos e num instante aparecem macacos por “todo o lado”. Eles também abrem as malas dos turistas e tiram coisas lá de dentro... Se tiveres alguma precaução terás certamente uma boa experiência!

Tolerância Zero Para Drogas

Quase que apostamos que já viste ou ouviste histórias de estrangeiros que ficaram presos na Tailândia porque transportavam drogas. O país tem leis muito rigorosas quando o assunto é drogas. Se fores apanhado mesmo com quantidades pequenas a tolerância é zero!

Agradecer como um Tailandês

Há um gesto muito comum utilizado pelos tailandeses quando querem cumprimentar ou agradecer a alguém: unir as palmas das mãos junto ao peito e inclinar ligeiramente a cabeça para baixo. Este gesto tem o nome de 'wai' e é também usado como sinal respeito.

Não toques nos monges

Um regra importante que nós desconhecíamos por completo: as pessoas não devem tocar nos monges. Mulheres então é que nem pensar! Se fores a algum templo para ser “benzido” por um monge, no fim é provável que ele te dê uma pulseirinha feita de um fio branco como símbolo de sorte. Se fores homem o monge irá colocar a pulseira no teu pulso. Mas, se fores mulher, o monge será cuidadoso e pedirá ao homem para a colocar. Se estiveres sozinha é provável que a pouse em algum sítio para tu mesmo a colocares no pulso.

Exploração de Animais

Dos elefantes aos tigres, não são raros os relatos de animais acorrentados, vítimas de maus tratos e/ou tráfico, a transportar turistas, a quem foram administradas substâncias para não ficarem agressivos...

Infelizmente a exploração de animais selvagens é muito comum nos países asiáticos. Não alimente este tipo de turismo!

Amontoados de Lixo

As ilhas da Tailândia são uns verdadeiros paraísos na terra, mas, assim que nos afastamos um pouco das praias vimos vários amontoados de lixo... não é uma imagem bonita!


Outras publicações que te podem interessar: