Verona:

1 dia na cidade de Romeu e Julieta

agosto de 2020

Verona é uma cidade bonita, bem cuidada e perfeita para passar um fim de semana com a sua cara-metade. A cidade é conhecida pelo romance de Romeu e Julieta, uma obra de William Shakespeare.

Tal como acontece em toda a Itália, a comida que encontra aqui é boa e as ruas são encantadoras. Verona foi uma das paragens da nossa road trip e sem dúvida que valeu a pena.

Chegámos já ao fim do dia e ficámos hospedados no Hotel Fiera 4*. Pagámos 59,50 euros por uma noite com (um bom) pequeno almoço incluído. Importa dizer que o hotel fica um pouco afastado do centro de Verona, a cerca de 2kms, mas como estávamos de carro foi-nos indiferente. Bem ao lado do hotel há uma paragem de autocarro que facilita o acesso ao centro.

Eram perto das 9h30 quando saímos do hotel em direção ao centro histórico. Como já é hábito nosso, caminhar foi o meio utilizado para explorar cidade. Ao contrário do que acontece normalmente, não tínhamos grandes planos nem um roteiro traçado. Mas não fez muita diferença! Verona é suficientemente pequena e pode perfeitamente “deambular” sem um roteiro delineado. No entanto, se prefere ter tudo planeado pode seguir o roteiro que nós fizemos.

Antes de começar a explorar Verona, aconselhamos que passe no posto de informação turístico que está localizado na Piazza Bra, perto da Arena. Sim, já sabemos que o conselho é o mesmo para todas as cidades, mas é algo que achámos muito útil para nos podermos orientar melhor. Além do mapa da cidade também nos ofereceram uma espécie de guia com a história de Verona, os principais pontos turísticos e os horários das igrejas.

A nossa primeira paragem foi a Arena, um imponente anfiteatro romano localizado na Piazza Bra. Do lado norte da Praça existe uma ampla calçada de pedra que nos leva até à Via Mazzini, um local para os amantes de lojas e compras. No início dessa rua está o famoso coração onde as pessoas se costumam reunir para conseguir uma bela fotografia (também tentámos haha)!!

Depois de percorrer a rua e apreciar algumas lojas atravessamos a Via Capello até à Piazza Delle Erbe, uma das praças mais famosas que alberga a Fonte da Madonna Verona e a Coluna de San Marco. Nós fomos de manhã e encontrámos um mercado muito interessante, onde comprámos alguns souvenirs a bons preços. De salientar ainda que esta praça tem ao redor alguns edifícios que marcaram a história de Verona: a Domus Mercatorum, a Torre Gardello, o Pallazo Maffei e a Torre dei Lamberti.

Arena | Piazza Delle Erbe

Ainda na área da Piazza delle Erbe, quase ao lado, está a Piazza dei Signori, também chamada “Piazza Dante” pela estátua dedicada ao pai da língua italiana que ali está colocada. Desta Praça também faz parte o Palazzo dei Governo (Palácio do Governo).

Voltámos um pouco atrás, à Via Capello, que nos leva à casa com a porta número 23. Segundo reza a lenda era aqui a Casa da Julieta, um dos principais pontos de interesse em Verona. Ali encontra a icónica varanda onde Julieta esperava o seu amor, Romeu. Na entrada há também uma estátua da Julieta e há quem diga que passar a mão no seu seio direito dá sorte no amor. A nossa sincera opinião sobre a Casa da Julieta?! Tivemos que estar cerca de 20 minutos na fila para entrar e a casa em si tem poucas coisas para apreciar. É um local muito turístico e a visita vale a pena apenas para matar a curiosidade.

Casa da Julieta

O percurso continuou durante cerca de 10 minutos a pé até à Igreja de Santa Anastasia, a maior basílica da cidade. Lá dentro pode admirar “São Jorge e a Princesa”, um fresco de Pisanello (1433-38). Nas proximidades está a Ponte Pietra, a única que restou da Era Romana. Se estiver “dentro do tempo” não deixe de passar lá... a vista é bem bonitinha! Também nos arredores está o Duomo de Verona (originalmente dos séculos VIII a IX, mas reconstruído em estilo românico após o terramoto de 1117).

Depois fomos até ao Castelvecchio, mandado construir nas margens do rio Ádige na segunda metade do século XIV e recentemente restaurado pelo arquiteto Cario Scarpa. Ali está a belíssima Ponte Scaligero, que antigamente era de uso exclusivo da família Scaligero para acesso ao Castelvecchio. Ao redor do Castelo há um jardim onde pode aproveitar para fazer uma pausa.

No final voltámos à Piazza Brà, onde o nosso passeio começou.

Igreja de Santa Anastasia | Ponte Pietra | Duomo | Castelvecchio

Resumo do dia:

Piazza Bra Arena Via Mazzini Piazza Delle Erbe Piazza dei Signori Casa da Julieta Igreja de Santa Anastasia Ponte Pietra Duomo Castelvecchio


Outras publicações que te podem interessar: