Tudo o que precisas de saber para conhecer as Termas Széchenyi


janeiro de 2023

Os banhos termais são muito conhecidos em Budapeste e claro que tivemos de ir experimentar como era mergulhar em água quentinha com uma temperatura exterior de fazer tremer o dente.

As termas mais populares em Budapeste são as seguintes: o Gellert Spa, o Rudas Bath e o Szechenyi Baths. Optámos por ir conhecer esta última.

As termas de Szécheny foram inauguradas em 1912 e estão localizadas em pleno parque da cidade, no final da Avenida Andrássy. O complexo é composto por várias piscinas interiores, com temperaturas que variam entre os 18º e os 40º. Também há 3 piscinas exteriores, duas com água quente e uma no meio bem mais fria, destinada a quem quer praticar natação e onde só é possível entrar com touca. Também há uma sala de sauna e banho turco.

Nós experimentamos tudo a que tivemos direito (claro! 😊). Mas comecemos pelo início. Após comprarmos o bilhete é-nos dada uma pulseira que temos de apresentar à entrada e permite abrir uma cancela. Logo de seguida, temos de descer umas escadas para chegar aos balneários, onde trocamos de roupa e podemos guardar os nossos pertences num cacifo que esteja disponível. Para o trancar basta encostar a pulseira à fechadura, é bem simples.

Depois, o processo é sempre o mesmo. Pousar os chinelos e a toalha, e saltitar de piscina em piscina enquanto se desfruta ao máximo da experiência. No exterior, prepara-te para dar uma corridinha e bater o dente enquanto mudas para a piscina mais próxima (ah pois, está bastante frio cá fora).

Enquanto relaxas numa das piscinas, aproveita para ver os locais a jogar xadrez dente de água. É algo que acontece muito frequentemente e é muito agradável de se ver.

Compra de bilhetes e preços

Os bilhetes podem ser comprados online ou na receção. Como a nossa viagem foi decidida muito em “cima do joelho”, não tivemos tempo de fazer um grande planeamento da mesma e acabámos por comprar os bilhetes presencialmente. Não apanhámos nenhuma fila (atenção que fomos logo pelas 9h00 da manhã), e não houve qualquer problema com indisponibilidade de bilhetes. A nossa experiência foi positiva, mas aconselhamos a compra antecipada.

Para terem uma ideia dos valores, o bilhete diário, de segunda a quinta-feira, custa cerca de 23 euros. Às sextas, sábados e domingo o valor ascende para 27 (Preços em janeiro de 2023).

Importa teres em mente que há várias opções disponíveis que fazem com que o valor do bilhete oscile. Por exemplo, podes optar por comprar um bilhete apenas para o período da manhã ou da tarde; podes optar por comprar um bilhete com direito a uma cabine (mais privacidade) ou um cacifo nos balneários.

Outras informações úteis

As Termas Széchenyi estão abertas durante a semana das 07h00 às 19h00 e, aos fins de semana, das 09h00 às 20h00.

É obrigatório levar chinelos (também podes alugar lá) e é aconselhável teres toalha.

As mulheres devem levar um elástico para prender cabelo.

Há balneários separados para homens e para mulheres onde podemos trocar de roupa e tomar banho.

Há um bar dentro das termas, logo na entrada, onde é possível comer e encontrar bebidas.

Site oficial das termas: https://www.szechenyibath.hu/

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: