Santorini: tudo o que precisas saber para visitar este paraíso grego


outubro de 2021

Há muito que queria conhecer a mais fotogénica das ilhas gregas e finalmente consegui, em outubro de 2021, convencer o meu deus grego a fazer esta viagem comigo. Sinto-me grata e é difícil transpor para palavras o quanto fui feliz nesta ilha pintada de azul e branco. Quanto ao João Pedro, as palavras deles resumem tudo: “Boa escolha de destino. Nunca pensei que Santorini fosse assim. Muito porreiro”.

Mas deixemo-nos de conversas que não acrescentam nada e vamos lá às informações úteis.

Santorini, uma das ilhas mais populares da Grécia, é, na verdade, o que restou de um vulcão que explodiu no século XVI A.C. É possível ver a caldeira do vulcão em algumas partes da ilha e até mesmo fazer um passeio de barco até lá.

A ilha tem 73 km2 e está localizada no mar egeu, a cerca de 200 kms de Atenas. Atualmente tem cerca de 15 mil habitantes.

Como chegar a Santorini partindo de Portugal

Em primeiro lugar importa saber que não existem voos diretos de Portugal para Santorini.

A opção mais benéfica, em termos de valores e escalas, normalmente é voar de Lisboa para Atenas e de Atenas para Santorini. Os voos rondam os 600 euros por pessoa (os valores são muito variáveis. Isto é apenas uma estimativa!).

O avião é a maneira mais rápida de chegar a Santorini partindo de Atenas.

Outra opção é ir para Santorini via ferry boat. Os barcos partem do porto Pireus, em Atenas, e chegam à cidade de Thira (ou Fira). Entre as opções de ferry, existem os barcos convencionais (8h de viagem) e os high speed (cerca de 4h de viagem). O bilhete custa entre 35 a 50 euros e as principais companhias são a Blue Star Ferries, Seajet, Hellenic Seaways e Nel Lines.

Dica: Encontrámos uma solução mais económica para voar de Portugal para Santorini. Claro que cada caso é um caso, mas aquilo que fizemos pode ser útil para vocês, portanto aqui vai: voámos de Madrid para Atenas (195 euros p/pessoa) e de Atenas para Santorini (66 euros). Para Madrid fomos de carro e, entre portagens e gasóleo gastámos aproximadamente 110 euros (ida e volta p/ 2 pessoas). Contas feitas, a viagem ficou a cerca de 320 euros por pessoa, metade do valor que referimos acima.

Ir do aeroporto para o hotel

O aeroporto de Santorini fica a aproximadamente 6 km de Fira (a capital de Santorini), 8 km de Imerovigli e 16 km de Oia.

Se não alugaste um carro (esta é a opção que aconselhamos), podes fazer esta deslocação de táxi ou autocarro.

A primeira opção, utilizar um táxi, custa entre 20 e 50 euros, dependendo do lugar onde queres ir.

Os autocarros são a opção mais económica (as viagens custam entre 1,60€ e 2,20€ dependendo do destino final). Passam de 30 em 30 minutos nos principais pontos da cidade e funcionam muito bem. Assim que sais do aeroporto vais encontrá-los. Se estiveres confuso, basta seguir os passos dos outros viajantes, já que muitos utilizam este meio de transporte para se deslocarem até ao centro de Santorini. Os autocarros têm placas na frente para identificar para onde vão, mas se tiveres baralhado também não custa nada confirmar com o condutor.

Dica: Se pretendes alugar carro durante a tua estadia em Santorini, é uma boa ideia sair do aeroporto com ele.

Onde ficar hospedado

Imagem do google maps

Onde ficar alojado é uma das maiores dúvidas que surge sempre quando estamos a organizar uma viagem. Em Santorini, existem opções para todos os orçamentos! Não vamos dar sugestões de hotéis porque não temos conhecimento para tal. Queremos, pelo contrário, indicar-te quais as principais cidades escolhidas pelos turistas e dizer o que podes esperar de cada uma delas.

Nós ficámos no Maré Nostrum (Óia). É uma espécie de miniapartamento e custou 117 para duas noites. Não fica bem no centro (este é “truque” para encontrar valores mais baixos), mas como estávamos de carro não nos fez diferença nenhuma e até preferimos porque fugia um pouco da confusão... Limpeza, simpatia e a disponibilidade dos funcionários foram os principais pontos a favor. De notar que fomos na primeira semana de outubro e isso contribuiu para um valor mais baixo no alojamento.

Mas vamos às opções a ter em conta:

Oiã e Fira são as cidades mais escolhidas. A primeira é um lugar mais bonito. É aqui que encontras a maior parte daquelas típicas cúpulas azuis e brancas e onde está, segundo dizem, um dos pores do sol mais bonitos do mundo. Tudo isto tem um preço e os alojamentos normalmente são mais caros.

Fira é o centro de praticamente tudo e as opções de alojamento são mais em conta. Aqui as ruas são muito movimentadas e há muitas lojinhas para ver. A noite também é bastante animada.

Imerovigli é uma vila pequena. É o sítio ideal para quem quer estar longe da confusão e procura sossego! Aqui encontram-se boas opções em termos de custo-benefício.

Firostefani é um lugar e pequenino e tranquilo, que oferece uma das vistas mais impressionantes da caldeira.

Kamari é uma cidade costeira localizada na costa leste da ilha. É o sítio ideal para quem quer ficar perto da praia. A rua à beira-mar, cheia de restaurantes, lojas e bares é um ótimo lugar para se caminhar.

Dica: Em Santorini não faltam subidas e descidas e o acesso a determinados hotéis é bem complicado graças às ruas estreitas onde só é possível aceder a pé. Atenção a isto na hora de escolher o hotel e a mala para transportar, pois podes ter que soar bastante…

Como se deslocar em Santorini

Começamos já por dizer que na nossa opinião, alugar carro, scooter ou uma moto 4 é a melhor forma de explorar Santorini. É mais prático e o processo é bem simples. Podem reservar com antecedência ou já em Santorini num rental car. Nós alugámos carro no centro de Fira e pagámos 40 euros por dia.

Andar pela ilha é relativamente fácil. A distância entre os principais locais turísticos é cerca de 30 minutos (por exemplo, de Oia a Fira são cerca de 25 minutos de carro). Também importa dizer que não há muito trânsito e conseguimos arranjar sempre estacionamento gratuito com alguma facilidade em terrenos abertos e adequados para o efeito.

No entanto, se não conduzes ou queres economizar, a melhor opção é o autocarro. Eles são limpos e confortáveis e levam-te aos principais pontos da cidade. Os horários vão variando e podem ser consultados aqui.

Dica: Os autocarros partem de Fira e, por este motivo, ficar aqui alojado é uma boa aposta se optares por utilizar meios de transporte públicos.

Quantos dias ficar em Santorini?

Indo direto ao ponto, recomendamos ficar em Santorini 3 ou 4 dias. É o tempo que consideramos ideal para ver todos os principais pontos turísticos com calma, conhecer as praias e conseguir relaxar um pouco. 

Mas tudo depende daquilo que queiram conhecer. Portanto segue uma espécie de “orientação” para que possas decidir o tempo ideal:

Se só tiveres 1 dia, o nosso conselho é que te foques em Oia. É o sítio mais turístico e mais caro, mas é também o mais bonito.

Se o objetivo for conhecer apenas os pontos mais turísticos, então 2 dias será suficiente, sendo que um deles pode ser dedicado a Thira e outro a Oia.

Se quiseres ir a Akrotiri (um importante sítio arqueológico) e aproveitar para relaxar e/ou fazer praia, então tens de ficar pelo menos 3 dias.

Melhor época para visitar Santorini Grécia

O Verão é, regra geral, particularmente seco e quente, com temperaturas máximas que podem atingir os 40º. Nesta altura as multidões são muitas, principalmente em agosto. Setembro e outubro trazem um alívio em termos multidões e o tempo também não está tão quente. Em abril e maio as temperaturas também são mais baixas, mas é uma boa altura para quem gosta de explorar todos os cantinhos a caminhar e perder-se pelas ruelas. Em termos de preços também são mais apelativos do que na época alta.

Dica: A beleza deste lugar é inquestionável, mas Santorini é também muito turístico. Há pessoas por todo o lado e sítios onde se faz fila para tirar fotos. Isto não é de todo agradável, pelo que a nossa dica é que não visites Santorini nos meses mais “concorridos”, como acontece em junho, julho e agosto.

Nós fomos no início de outubro, apanhámos preços mais baixos, bom tempo (dava para fazer praia) e havia menos turistas (pelo menos foi o que nos disseram os populares) do que na “época alta”. Sem dúvida que este foi um fator que pesou e nos fez gostar tanto desta viagem!

Outras informações úteis

Diferença horária: em Atenas são + 2 horas do que em Portugal continental

A moeda local é o Euro. São aceites a maioria dos cartões de crédito internacionais e é fácil fazer levantamentos nas caixas automáticas. Os bancos funcionam de 2ª a 5ª feira das 8:00 às 14:30 e à 6ª feira das 8:00 às 14:00h.

Mesmo com todas estas dicas não te sentes confortável para organizar as tuas férias? Então manda-nos mensagem que nós podemos ajudar-te!

Contacta-nos

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: