Tailândia:

Da roupa aos templos: 10 informações úteis para a tua viagem

agosto de 2019

Quando se fala em Tailândia imagens de praias paradisíacas e templos imponentes vêm de imediato à memória. Contudo, também é importante teres a noção de que este é um país totalmente diferente- a vários níveis- de Portugal. Portanto, se queres aproveitar ao máximo as tuas férias, o melhor é fazeres algum “trabalho de casa” antes de ir. Para te facilitar a tarefa, partilhamos algumas coisas que deves saber:

1-Passaporte e Visto

Não é necessário vistos para estadias até 30 dias (chegada por via aérea) ou 15 dias (chegada por via terrestre). Os passaportes deverão ter validade superior ao somatório de 6 meses, acrescidos do tempo de viagem, pois dela depende a concessão de autorização de permanência no país nos aeroportos de chegada ou de trânsito.

2-Moeda

A moeda nacional é o Baht (THB).Quando fizemos a viagem (agosto de 2019) 1 euro equivalia a cerca de 30 bahts, mas a taxa de câmbio está constantemente a variar. Poderás verificar em http://www.bportugal.pt/.

Os principais cartões de crédito são aceites na generalidade dos sítios (hotéis, lojas comerciais...), mas nos mercados ou lojas mais pequenas terás de utilizar dinheiro. Aconselhamos que consultes o banco antes de viajar para saber as comissões cobradas sempre que o usarem o cartão no estrangeiro. Por vários motivos, nós usámos o Cartão Revolut.

3-Roupas Nos Templos

Não importa se és budista ou não, quando vais entras nos templos tens de ter alguns cuidados ao nível da indumentária. As regras normalmente estão afixadas logo à entrada de cada templo, mas de um modo geral pode-se dizer que os homens têm de entrar com os joelhos tapados. As mulheres não podem estar com pernas nem ombros à mostra. Decotes ou roupas demasiado justas também são para evitar. Em alguns templos dá para alugar roupa (calças, saias cumpridas ou lenços) por uma pequena quantia, mas o melhor será ir prevenido. Os budistas acreditam que os pés são a parte mais suja do corpo, por isso é importante tirar o calçado.

4-Fuso Horário

Não te esqueças: na Tailândia são mais 7 horas que em Portugal continental (GMT+7). Ou seja, quando o Relógio marca 1:00h em Portugal, são já 8:00h na Tailândia.

5-Comunicação com os Tailandeses

A língua oficial é o Tailandês. Mas não te preocupes se não souberes falar esta língua porque isso não será um entrave à comunicação. Nos sítios mais turísticos a maior parte dos tailandeses fala ou entende o inglês, mas há também quem tenha uma comunicação bem deficiente. Mesmo assim isso nunca foi um problema para nós. Mesmo quem não domina a língua irá fazer um esforço para te entender e conseguir passar a sua mensagem...gestos, sons, Google tradutor...tudo serve para ajudar!

6-Alimentação

Em poucas palavras o que podemos dizer é que comer na Tailândia é bom e barato. Pelo menos foi essa a nossa experiência! Lemos muita coisa sobre a comida de rua, mas decidimos experimentar e sabem que mais?! Gostámos e repetimos mais que uma vez! Claro que há cuidados a ter, pelo que aconselhamos que vás às “barraquinhas” que aparentam ter melhores cuidados de higiene. Para evitar riscos, nunca bebas água da torneira e de garrafa só se tiver completamente selada.

7-Religião

A principal religião praticada na Tailândia é o budismo. A propósito, é de referir que é comum vermos, por exemplo, do lado de fora das casas as chamadas “casas dos espíritos” (casas/templos em miniatura) onde os tailandeses deixam as suas oferendas aos deuses para afastar os males. “A maioria das construções na Tailândia possui uma casa dos espíritos. A manutenção desses pequenos espaços sagrados é levada muito a sério – sempre limpos e bem preservados. À sua frente há ofertas de comida, bebidas ou flores dirigidas aos espíritos. (...) Na Tailândia, há cemitérios exclusivos para guardar as casas dos espíritos que já não estão a ser utilizadas”, afirma José Luís Peixoto, no livro “O Caminho Imperfeito”.

8-Melhor Época Para Ir

A Tailândia é um país tropical. O clima é geralmente quente e húmido. Mesmo na época baixa as temperaturas rondas om 30º graus. Porém, as chamadas monções podem trocar os planos aos viajantes...pelo menos é o que “todos” dizem! Mas a nossa experiência não foi bem assim! Estivemos cerca de 2 semanas na Tailândia (partimos no dia 1 de Agosto de 2019 e voltámos dia 16 de Agosto). Íamos com algum medo de apanhar mau tempo devido às monções, mas só apanhamos uma tarde de chuva durante toda a nossa viagem. Em Bangkok e Chiang Mai apanhámos dias nublados, mas em nada alterou os nossos planos. O calor foi por vezes insuportável. Nas ilhas Phi Phi tivemos dias de céu aberto, o que acabou por ser a “cereja no topo do bolo”. Mas se não quiserem arriscar a sorte, a melhor altura para visitar a Tailândia é entre Novembro e Março. Abril e Maio podem ser meses demasiado quentes. Entre Julho e Outubro é quando chove mais e a humidade atinge os níveis mais elevados.

9-Instale a App GRAB

Uma das opções mais económicas e práticas de transporte é o Grab, uma espécie de uber tailandês. Instala a aplicação no telemóvel e vais ver que será uma ótima opção durante toda a viagem. Os carros são confortáveis, têm ar condicionado e os motoristas costumam ser bastante simpáticos. Mesmo que uma ou outra vez tenha demorado mais um pouquinho (no máximo 15 minutos), connosco o Grab funcionou sempre.

10-Rei na Tailândia

A Tailândia é governada por uma monarquia constitucional. Os tailandeses são extremamente respeitosos, sobretudo com a Família Real. É comum vermos fotografias espalhadas pelas ruas, nas fachadas de palácios, dentro das casas e até nos táxis. O Rei é amado por todos e qualquer ofensa à sua imagem é punida por lei.


Outras publicações que te podem interessar: