Road Trip pela Europa:

roteiro de 15 dias passo a passo

agosto de 2020

Num ano atípico, férias diferentes! A pandemia que assolou o mundo trocou-nos as voltas e tivemos de nos adaptar às novas circunstâncias. Depois de vermos as férias para a Ásia adiadas, tivemos de nos reinventar e criar soluções para aproveitarmos da melhor forma possível as 3 semanas de férias marcadas para agosto.

Várias hipóteses estiveram em cima da mesa, mas acabaram por ser descartadas ou porque ficavam acima do nosso orçamento, ou por achávamos que estaríamos demasiado expostos ao vírus, ou porque eram sítios que já conhecíamos e procurávamos algo novo... Foi então que surgiu uma ideia já antiga: e se fizermos uma road trip pela Europa?!

Pois bem, nem era tarde nem cedo! Fizemo-nos à estrada com destino a umas férias marcadas pela aventura. Foram 15 dias. 5547 Kms. 78h ao volante. 10 cidades. 4 países.

Antes de ler o nosso roteiro e irmos aos números importa dizer que a nossa road trip foi feita em modo low cost. Raramente dormimos em sítios pagos, na hora de comer não escolhíamos restaurantes muito caros e conhecemos as cidades praticamente todas a pé. Esta foi a opção que escolhemos. Não significa que este é o modo certo ou errado para fazer uma road trip, simplesmente foi aquilo que nos pareceu melhor e ia ao encontro daquilo que queríamos para estas férias: ter uma aventura inesquecível!

Dia 1

Partimos de Albergaria-a-Velha pelas 6h20 da manhã em direção a Vilar Formoso. Fizemos o percurso pela autoestrada. O valor foi cerca de 13€ e conseguimos “ganhar” aproximadamente 3h de viagem.

Chegamos a Madrid perto da hora de almoço. Como somos poupadinhos, levamos uma marmita preparada já de casa, pelo que foi só encontrar um local onde pudéssemos parar para esticar as pernas e almoçar. Não perdemos muito tempo e ainda durante a tarde fomos passear por algumas ruas de Madrid e conhecer alguns locais “famosos”. A primeira paragem foi a Plaza Mayor, umas das praças mais importantes da capital espanhola. Aqui existe um posto de informação turístico o que foi muito útil para nos podermos orientar e definir o nosso roteiro.

Dia 2

Acordámos cedo e, pelas 9h00, já estávamos prontinhos para conhecer Madrid. Foi um dia em grande onde caminhamos bastante para conhecer todos os pontos turísticos que pretendíamos. Ao fim do dia partimos em direção a Valência. O caminho de 3h20 foi supertranquilo. Aliás, de uma maneira geral, em Espanha as estradas são muito boas e não se justifica circular em estradas pagas!

Tal como aconteceu no primeiro dia, dormimos numa estação de serviço aberta 24h.

Dica: Bem no centro de Madrid (Calle de Miguel Servet,2, 28012) existe um local onde pode tomar banho de água quente e fazer a higiene pessoal por 0,50€. Para nós foi uma ótima opção!

Dia 3

"Tamanho o dia, tamanha a romaria". Já diz o ditado e assim foi este dia, onde aproveitamos para explorar Valência o melhor possível. Ao fim da tarde, já perto das 18h30, fomos dar um mergulho à “Playa De Las Arenas” para refrescar o corpo e a mente. Depois, partimos em direção a Barcelona. Estávamos cansados e fizemos apenas cerca de 1hora de viagem. Paramos numa estação de serviço para pernoitar.

Dia 4

Arrancámos de manhã em direção à Playa de Llevant, em Barcelona.

Foram cerca de 3h20 de viagem. Tinham sido dias intensos até ali, pelo que tiramos a tarde para descansar e fazer praia. Tomamos um duche na praia e partimos em direção a França. Acabámos a dormir numa estação de serviço a cerca de 50kms da fronteira.

Dia 5

Este foi um dia chato porque andámos bastantes horas de carro. Arrancámos da estação de serviço e fomos em direção a Marselha, França. Foram 5h40 de viagem, mas pelo meio houve paragens para almoços, lanche, cafés, esticar as pernas...

Chegámos a Marselha ao final da tarde e a ideia era ir dar um mergulho à praia, mas estava tudo lotado de gente pelo que decidimos trocar os planos. Queríamos ir conhecer a Catedral Notre Dame de la Garde, mas já estava fechada... Foi então que optámos por seguir viagem e conduzir mais um bocado antes de parar para dormir.

Dia 6

Como aconteceu em quase todos os dias da nossa viagem, acordamos cedinho para aproveitar o dia o melhor possível. Decidimos que nesse dia iríamos deixar França e voltar à “nossa” Itália. Eram quase 6 horas de viagem pela frente. Outro dia chato! Ou então não... Pelo caminho fica o Mónaco e, claro, fomos lá passar a tarde para desanuviar da viagem e encher as vistas com carros de luxo. Chegámos, já de noite a Génova, Itália.

Dia 7

De manhã estava um tempo chuvoso pelo que tomamos o pequeno-almoço bem nas calmas. Eram perto das 11:00h quando chegámos a La Spezia, Itália. A ideia inicial era deixar o carro nesta zona e ir conhecer as Cinque Terre, mas não conseguimos encontrar alojamento (estava tudo esgotado e não queríamos dormir no carro porque não havia nenhuma estação de serviço ali perto), pelo que mudámos (novamente) os planos e fomos diretos para Riomaggiore, uma das Cinque Terre.

Não é algo que aconselhamos porque por ali arranjar estacionamento é uma autêntica dor de cabeça, mas não nos restou opção. Aproveitamos o que nos restava da tarde a conhecer aquela aldeia.

Dia 8

Fomos finalmente as Cinque Terre ou, melhor, as outras 4 aldeias que faltavam. As “cinco terras” são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare. Ao fim do dia partimos para Bolonha (3h30m de viagem). Chegamos já perto da meia-noite e, pela primeira vez em toda a viagem, ficamos hospedados num hotel para podermos estar mais tranquilos.

Dia 9

Tiramos o dia para conhecer Bolonha. Acordamos por volta das 8h00, tomamos o pequeno-almoço no hotel e partimos à descoberta. Ao fim do dia seguimos em direção a Verona (cerca de 2h de viagem). Chegamos já de noite e dormimos novamente num hotel.

Dia 10

O dia foi tirado para conhecer Verona. Como já é hábito nosso, caminhar foi o meio utilizado para explorar cidade.

Saímos ao fim da tarde em direção a Nice. Foram 4h10 de caminho pela auto-estrada (43 euros). Pelo meio fizemos uma paragem rápida no Lago di Garda, em Sirmionee prosseguimos viagem. Ficamos a dormir numa estação de serviço onde podíamos tomar banho de água quente e fazer a nossa higiene pessoal a custo zero.

Dia 11

Neste dia acordamos um pouco mais tarde do que o habitual porque o corpo assim o exigia já! Eram cerca de 10h30 quando fomos para a praia de Villefranche-sur-Mer, em Nice. Ficamos ali durante a manhã e, à tarde, fomos conhecer as redondezas da cidade. A noite voltou a ser passada numa estação de serviço que tinha a possibilidade de tomarmos banho de água quente.

Dia 12

Andávamos numa roda vida e o corpo já começava a ressentir-se. Começou a faltar-nos energia e tiramos o dia para estar literalmente de “papo para o ar”. Saímos de manhã cedo para Saint Tropez, onde fizemos praia na Praia de Pampelonne. Uma praia com uma real grande, água límpida, areia branquinha...um autêntico paraíso que deu para repormos energias! Naquela praia existe um parque de estacionamento onde se paga 4,50euros para o dia todo. Ao fim do dia seguimos viagem para Marselha.

Dia 13

Tiramos o dia para conhecer Marselha. No entanto, devido à pandemia da covid-19, os nossos planos voltaram a sair furados. Marselha era naquela altura um foco de contágio ativo e os números estavam a aumentar exponencialmente de dia para dia. Ficámos com algum receio e optamos por seguir viagem sem explorar muito a cidade. Pouco depois do almoço seguimos viagem pela autoestrada (cerca de 30 euros), para Barcelona. Foram 506 km, 4h50 pela frente…Paramos a cerca de 35km de Barcelona para pernoitar.

Dias 14 e 15

Dias para esquecer! Estávamos a tomar o pequeno almoço numa estação de serviço da CEPSA (Maçanet de La Selva, AP-7), quando fomos assaltados e… quase nem dávamos por isso. Estávamos a cerca de 2 metros do carro, quando um camionista ao longe começou a gesticular na nossa direção. Não estávamos a perceber se seria para nós ou não até que se aproximou e disse que o carro que tinha arrancado tinha levado a nossa mochila. Fomos ver e, infelizmente, confirmou-se. Tínhamos a porta do pendura entreaberta e, enquanto um dos assaltantes estava à espera no carro, o outro veio “de gatas” e conseguiu tirar a nossa mochila sem que nos tivéssemos apercebido. Aconteceu tudo muito rápido, apenas meros segundos. Roubaram-nos a máquina fotográfica (com centenas de fotos da viagem), disco externo, cartão de cidadão, cartão multibanco, dinheiro...

Ligámos para o 112, depois fomos formalizar a queixa a uma esquadra próxima e, a meio do caminho, chegou a pior notícia do dia: um familiar da Solange tinha falecido. Voltamos para Portugal o mais rápido possível, mas tivemos uma viagem de quase 10h pela frente...

Sem dúvida que foi um daqueles dias para esquecer, mas queremos guardar as coisas positivas desta aventura. Acreditamos que coisas boas e más acontecem estejamos perto ou longe de casa.

Podes ler mais sobre a road trip que fizemos aqui.

A nossa viagem em números:

Carro: Fiat Grande Punto 1.3 MultiJet 90 CV

Estadias: 245,80€

Total Gasto:aproximadamente 1300€

Viagem: 10 cidades, 4 países

Outras publicações que te podem interessar: