Paris:

3 dias na cidade do amor - o nosso roteiro

agosto de 2020

Paris é um verdadeiro museu ao ar livre. A cidade parisiense é romântica e um verdadeiro regalo para os apaixonados por arquitetura... mas não só! Além de museus e edifícios carregados de história há também vários espaços verdes, bairros típicos e cafés requintados que deixam qualquer turista apaixonado!

Apesar de Paris ser um dos destinos mais procurados por turistas, não era uma cidade que estava na nossa “top list” de locais a visitar. Contudo, aproveitámos o convite de uma estadia gratuita para rumar à capital francesa. Foram 3 dias em cheio onde desgastamos (e muito) a sola dos sapatos para explorar todos os cantinhos possíveis.

Foi uma viagem decidida à ultima da hora. Comprámos os voos com uma semana de antecedência (normalmente planeamos tudo ao pormenor, mas desta vez foi exceção). Face à situação epidemiológica que o mundo vive devido ao novo coronavírus, tivemos que ponderar bem os prós e contras antes de embarcar. Mas ainda bem que fomos! No aeroporto foi super tranquilo; a cidade estava relativamente calma, o que foi ótimo para vermos atrações turísticas mais à vontade; e os espaços fechados tinham álcool gel à entrada... tudo isto fez com que nos sentíssemos seguros e conseguíssemos usufruir da nossa estadia.

Dia 1

Começámos o dia a caminhar em direção ao Rio Sena, a artéria central de Paris. Ali já se vislumbrava a Catedral de Notre-Dame. Estava fechada devido ao incêndio que aconteceu em abril de 2019, mas ainda assim aproveitámos para dar lá um saltinho e ver uma das mais antigas catedrais francesas de perto.

Dali rumámos à Igreja St Etienne du Mont, onde foi gravado parte do filme Meia-Noite em Paris. Entretanto passámos pela igreja Saint-Sulpice, do séc XVII.

Seguimos para o Panteão e depois para o Jardim de Luxembourg, um grande parque com mais de 22,4 hectares (localizado no 6º arrondissement). Após uma pausa para repor energias, seguidos para os “Les Invalides”; uma zona conhecida por albergar a sepultura de Napoleão e o Musée de l’Armée. Pelo caminho tivemos a oportunidade de ver passar pela Universidade Paris-Sorbonn.

Para terminar o dia fomos conhecer a bonita Ponte Alexandre III. Dali temos vista para a Torre Eiffel lá no fundo e, claro, foi na famosa torre de Paris que finalizou o nosso dia. É de salientar que é a partir da Pont Alexandre III que se tem acesso ao Grand Palais e Petit Palais.

Finalmente, ao fim de cerca de 20 km, apanhamos um metro para casa.

Dia 2

Queríamos aproveitar bem o dia, pelo que eram 9:00h da manhã quando começámos a explorar a cidade.

Fomos em direção ao famoso cabaret Moulin Rouge (paragem metro mais próxima é Blanche). Toda aquela zona é meia erótica e é interessante passar ali uma pequena parte do seu dia. Ali perto está o “Le mur des je t’aime” que, como o próprio nome diz, é um muro dedicado ao amor. Está “escondido” dentro de um parque pequeno chamado Jehan Rictus, que fica na frente da estação de metro “Abbesses”.

Depois passamos pela casa da cantora francesa Dalida e fomos subindo para Montmartre, um bairro boémio da cidade de Paris. Esta zona também é conhecida como o “bairro dos pintores” por lá terem morado dos grandes nomes da arte mundial, como Van Gogh, Dalí e Picasso. Sacre Coeur é a basílica que fica no ponto mais alto de Paris e a atração mais conhecida no bairro de Montmartre.

Esta zona é rica em locais para almoçar e foi lá que fizemos uma pausa para almoço. Comemos no “Chez na Cousine”, um dos restaurantes que nos pareceu ter melhor relação qualidade preço (18,5 euros por pessoa: entrada, prato principal e sobremesa).

Com as energias já repostas, descemos pelas escadas da Basílica Sacre Coeur até ao fim da rua onde apanhamos um metro até ao arco do triunfo (metro sai mesmo em frente). De recordar que os portugueses encheram esta praça e festejaram o título de campeões europeus em 2016.

Dali percorremos uma das avenidas mais prestigiados de Paris, a Champs-Élysées. São cerca de 2 km de muitas lojas (Loius Vitton, Nike de três andares, loja da Paris Saitn German...). Fomos caminhando até ao Jardim de Tuileries, o primeiro jardim público de Paris, que nos levou até ao Museu do Louvre, o maior museu de arte do mundo )não entramos no seu interior)!

Seguimos para o Bairro Le Marais, que está localizado perto do Centro Georges Pompidou. Esta região é conhecida pela comunidade gay e é um “cantinho” bem interessante. Há também vários graffitis por ali... Do bairro apanhamos um metro a Torre Montparnasse, o maior prédio da cidade. Subimos e acabamos a ver o pôr do sol no topo!

Dia 3

Este foi o nosso último dia em Paris. Fomos finalmente conhecer as Galeries Lafayette, um complexo de diversas lojas num lugar só. Aproveite e suba ao terraço para ter uma vista da cidade. Atenção que o horário de abertura é às 11:00h, com exceção do piso da restauração que abre mais cedo.

Ali “ao lado” está a Ópera Nacional de Paris, um local que também merece uma visita.

Durante a tarde fomos conhecer a chamada “ponte dos cadeados”.

Terminamos o dia a fazer um piquenique junto à Torre Eiffel, que fica iluminada durante a noite e toda aquela zona ganha (ainda mais) vida.

Dicas e informações úteis

Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo. É famosa por diversas atrações e ser cenário de filmes conhecidos por todos nós. Se está a planear ir a Paris, fique a par destas dicas:

O idioma oficial da França é francês, mas Paris é uma cidade cosmopolita e portanto consegue desenrascar-se bem com o inglês.

Paris é uma cidade segura. No entanto, não deixa de ser um local muito turístico e, portanto, propício a alguns golpes. Preste sempre atenção aos seu bens.

Não há melhor maneira de conhecer uma cidade do que fazê-lo a pé! Deixe a preguiça de lado, escolha um calçado confortável, pegue o mapa e explore ao máximo.

Se quer economizar aproveite as fontes disponíveis para encher as garrafas de águas e manter-se sempre hidratado. No Jardim de Tuileries, por exemplo, é um dos locais onde poderá fazê-lo.

Outra dica para poupar uns trocos é aproveitar para comprar alguns petiscos, sanduiches e bebidas em minimercados (lidl, Monoprix ou Carrefour Express) ao invés de entrar em cafés e abre. O preço reduz para metade! A título de exemplo, uma Coca-cola num minimercado custa entre 2/2,50euros. Já num bar varia entre os 4/4,50euros.

Não deixe de ir ao Gelato Amorino. Não é muito barato mas vale bem a pena! Os gelados são artesanais, os sabores são vários e ainda pode completar com um macarron no topo... é uma delícia! O gelado petit custa 3,90 euros.

Se tiver oportunidade dê-se ao luxo de provar também os queijos, crepes, croissants, o “fois gras” ( fígado de ganso ou pato), o “tartare de bœuf” (bife tártaro”... que são alguns dos pilares da gastronomia francesa.

Como ir do aeroporto para o centro da cidade e vice-versa?

Em primeiro lugar importa saber que Paris é servida por três aeroportos: o Charles de Gaulle, o Orly e o Beauvais.

Paris-Charles de Gaulle é o aeroporto mais importante e esta situado a aproximadamente 30km de Paris

Orly é o aeroporto mais próximo de Paris, apenas a 20km

Beauvais que é o aeroporto mais longe, fica a 100 kms de Paris. Por norma é onde as companhias low cost aterram

Há várias formas de se deslocar dos aeroportos para o centro de Paris. Ficam aqui algumas opções:

1. Autocarro

O autocarro “oficial” do aeroporto é a forma mais pratica de viajar desde do aeroporto até ao centro da cidade. Vai diretamente direto até Porte Maillot e posteriormente tem de apanhar metro, táxi ou uber até ao alojamento. Os bilhetes podem ser comprados dentro do aeroporto ou no local onde se apanha o autocarro por 17 euros (ida e volta por 34 euros). Está tudo super bem sinalizado, não há como enganar! Se comprarem os bilhetes online ficam a 15,90€. Pode comprar aqui: https://www.aeroportparisbeauvais.com /es/pasajeros/ A viagem demora cerca de 1:40h. Esta foi a opção que escolhemos à chegada. Voámos pela ryanair (9,99 euros) e partimos do aeroporto do Porto com destino ao aeroporto Beauvais

2. Táxi

Táxi é sempre a opção mais cómoda, mas também a mais cara. Normalmente um táxi custa entre os 150€/180€ dependo se a viagem é efetuada durante o dia ou durante a noite. A dica é que “ignore” os que oferecem os seus serviços dentro do aeroporto e siga as placas para a fila oficial do táxi.

3. Uber

É a segunda opção mais cómoda, mas fica mais económica que o táxi. Na viagem de regresso, voámos pela transavia (106 euros) e partimos do aeroporto Orly com destino ao Porto. Como o nosso voo era às 6:20h da manhã, optámos por apanhar uber (29:40 euros). A viagem demorou cerca de 30 minutos.

Como se deslocar pela cidade?

Paris é uma cidade ótima para se “perder” e deambular pela ruas. Em cada esquina há um monumento, coisas escritas nas paredes, esplanadas atrativas (para os olhos mas não para a carteira)... enfiam, são vários os motivos para nos deixarmos levar.

Conhecemos a cidade parisiense a pé. Sempre que possível é esta a nossa escolha porque acreditamos que assim vivemos e conhecemos melhor os locais. Mas foi duro!! Caminhamos cerca de 20 kms por dia...

Para quem não é amante de caminhadas, o melhor será apanhar o metro para ir até as atrações turísticas que deseja conhecer. Bem fácil e muito menos cansativo certamente (heheh).

Preço bilhetes metro: Cada bilhete custa 1,90 euros. Pode optar por comprar um “caderno” de 10 bilhetes de metro por 16,90 euros.

Há ainda a opção do cartão “Pari Visite”, onde compra um cartão com viagens ilimitadas. Pode fazê-lo por 1, 2, 3 ou 5 dias, dependendo do tempo que vai permanecer na capital francesa. As crianças têm desconto.

Melhor altura para visitar Paris:

Essa é uma pergunta que é comum ser feita por aqueles que querem rumar à capital francesa, mas a resposta varia consoante aquilo que cada pessoa procura. Acreditamos que cada época tem a sua beleza e o seu próprio charme e todas as alturas são boas para visitar a cidade.

Sobre a nossa experiência em particular, voámos em agosto porque foi quando nos surgiu a oportunidade para tal. Sabíamos de antemão que era um mês quente e, de facto, isso comprovou-se. Apanhámos temperaturas a rondar os 40º graus e nem sempre foi fácil e agradável andar a explorar a cidade. Há quem diga que durante os meses de verão, principalmente entre julho e agosto, os preços sobem junto com as temperaturas... como não tivemos de pagar estadia acabou por ser indiferente.

Números de emergência a anotar:

Bombeiros: 18

Emergência Médica (SAMU): 15

Consulado-Geral em Paris: + 33.6.95.83.57.11

Outras publicações que te podem interessar: