Tudo o que precisas saber para conhecer as paradisíacas Ilhas Gili


agosto de 2023

Para descansar do corre-corre da viagem, decidimos terminar a nossa tour pela Indonésia nas Ilhas Gili, um arquipélago de três pequenas ilhas, as Gili Trawangan, as Gili Meno e as Gili Air, que ficam bem pertinho da ilha de Lombok e à leste da ilha de Bali. Apesar de terem características diferentes há uma coisa que é comum a todas: são um destino para quem gosta de praia, snorkeling, águas azuis-turquesa e… tartarugas!

Gili

As ilhas têm características diferentes, pelo que podes optar por conhecer todas (o transfer entre elas é relativamente fácil e barato) ou ficar em apenas uma delas. Salientamos as principais características de cada uma delas:

Gili Trawangan: É a maior e também a mais agitada das três ilhas, pelo quee tem mais opções ao nível de hotéis, restaurantes e diversão. Apesar de ser a maior, em cerca de 1 hora de bicicleta conseguimis dar a volta ao seu redor.

Gili Meno: é a menor e a mais tranquila. É a ilha menos desenvolvida e com menos estrutura. Nós adorámos estar longe das multidões e todo o sossego que aqui encontramos.

Gili Air: é um mix das duas anteriores. Tranquila, mas com bons alojamentos e restaurantes.

Como chegar?

Estávamos em Nusa Penida (mas também podem partir de outras ilhas, como Bali, N. Lembongan, Lombok…) e apanhámos um barco para fazer este trajeto de aproximadamente 3 horas.

O barco ia lotado e a experiência não foi nada agradável. Reservámos na véspera e pagámos 15 euros p/ pessoa. Há diferentes empresas que fazem este percurso e estas “agências” podem ser encontradas em praticamente qualquer lugar, nas ruas. Fica apenas com a nota que a maioria dos trajetos vai para Gili Trawangan, pelo que o mais indicado é usar esta ilha “como base” e depois explorar as outras.

Gili

O que fazer (além de estar de papo para o ar)?

Snorkeling e explorar a vida submarina.Em cada “mergulho” encontrámos uma tartaruga e a sensação de nadar ao lado delas minutos a fio é mesmo boa. Também encontramos imensos peixinhos coloridos.

Ver as esculturas submersas. Nas Gili Meno, a cerca de 15 metros da praia existe um conjunto de estátuas feitas de casais abraçados e posicionados em círculo, a poucos metros de profundidade. Existem muitos passeios de barco/excursões que nos levam até lá e o lugar está sempre cheio de pessoas que querer tirar “a melhor foto”! Quem está alojado na ilha consegue nadar até lá e foi o que nós fizemos, uma e outra e outra vez… Nas Gili T, um dos pontos mais famosos são as scooters presas no fundo do mar. Nos arredores das scooters também há diversas outras estruturas metálicas submersas.

Gili

Usufruir de uma massagem balinesa. O ritmo tranquilo das ilhas é um verdadeiro convite para desacelerar e relaxar. E com tantos SPAS que encontramos espalhados pelas ilhas (principalmente em Gili T), é quase inevitável não ter vontade de experimentar uma autêntica massagem balinesa. Foi o que fizemos e a nossa experiência foi bastante agradável! O preço também é bastante apelativo: pagámos apenas cerca de 7 euros por cada massagem.

Fazer uma caminhada. As praias são paradisíacas e estão praticamente desertas. Vale muito a pena caminhar à beira-mar e desfrutar do ambiente tranquilizante.

Assistir ao nascer/pôr do sol. É mesmo imperdível!

Visitar o Santuário das Tartarugas em Gili Meno. Este espaço ajuda as tartarugas na desova e protege o ovo até à sua eclosão. Depois disso, as tartaruguinhas são colocadas numa espécie de tanques até completarem 6 semanas de vida. Só então podem ser soltas no mar, tendo assim maior changes de sobreviver. Por cerca de 10 euros é possível apadrinhar uma tartaruga a lançá-la ao seu habitat natural. Este valor serve para ajudar na manutenção do santuário. A visita é gratuita, mas podes deixar uma doação.

Gili

Como se deslocarem?

Nas Gili não há carros nem motas. As bicicletas dominam e há vários locais onde podes alugar uma. Também podes andar a pé, uma vez que as ilhas são relativamente pequenas. Além de bicicletas, existem charretes para transportar os turistas e as suas malas pesadas!!

Como devem imaginar, por isto, principalmente nas Gili T., o cheiro nas ruas não é muito agradável…

Gili

Outras informações úteis

Se possível levem máscara e barbatanas de casa, assim poupam no aluguer destes equipamentos e podem fazer snorkeling sempre que vos apetecer.

Quando a maré está baixa, principalmente, é um pouco difícil entrar na água devido aos corais. Por isso, o uso de calçado aquático é muito útil e vai poupar os teus pezinhos de muitos cortes! Compra aqui (Calçado aquático elástico Aquashoes 120 Leaf Dream Adulto SUBEA - Decathlon)

As ilhas Gili são pequenas e ficam bem lotadas na alta temporada, principalmente em julho e agosto. Os preços também sobem nesses meses e os alojamentos esgotam mais facilmente, por isso, não reserves tudo à última hora.

Gili

Quanto tempo ficar?

Para conhecer as ilhas com calma, recomendamos que fiquem no mínimo 3 noites. Mas se tiverem mais dias “livres” no roteiro e gostarem de praia, então prolonguem a estadia porque não se vão arrepender!

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: