Guia para conhecer Nusa Lembongan e Nusa Ceningan


agosto de 2023

Nusa Penida, Nusa Lembongan e Nusa Ceningan são ilhas vizinhas que fazem parte do território balinês. Da primeira provavelmente já ouviste falar, mas as duas últimas não são tão populares e por vezes passam despercebidas a quem visita a Indonésia pela primeira vez.

No entanto, ambas são detentoras de maravilhosas paisagens e merecem ser incluídas no roteiro da tua viagem.

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan têm cerca de 5 mil habitantes e 8 km² e estão interligadas somente por uma ponte. As ilhas são pequeninas e como os nossos dias estavam contados, optámos por explorar as duas num único dia. A verdade é que deu para ver tudo aquilo que queríamos, mas, se tiveres oportunidade, fica mais tempo, vai sem pressa, relaxa e usufrui das praias e de todo o ambiente envolvente.

Como chegar?

Não há aeroporto em nenhuma das ilhas Nusa, então terás de fazer a viagem pelo mar! A forma mais fácil para ir de Bali até Nusa Lembongan é através de um ferry, saindo do porto de Sanur, em Bali. A viagem demora cerca de 40 minutos e os preços são variáveis consoante a companhia onde faças a reserva (pagámos 10 euros por pessoa, para teres um valor estimado). Comprámos os bilhetes na véspera num dos milhentos quiosques que encontrámos a vender esta viagem e foi tudo tranquilo.

Dica 1: Tenham atenção ao local onde o barco vai chegar e a que distância fica do vosso hotel porque nestas ilhas circulam apenas motas e carrinhas 4x4 que servem como táxi, mas nem sempre é fácil conseguir uma! Caso o hotel seja afastado do local de desembarque, podem reservar previamente o transfer com o alojamento para evitar situações incómodas à chegada. (Nós saímos em frente à Mushroom Beach e dali caminhámos uns 5 minutos até ao nosso hotel, o Sedok Jineng Villa).

Dica 2: Assim que chegam a Lembongan, preparem-se para molhar os pezinhos (se forem baixinhos como a Solange também molham grande parte das pernas! 😊) pois vão desembarcar no areal de uma praia

Nusa

Como nos deslocamos entre as duas ilhas?

Podes deslocar-te e explorar estas duas ilhas a pé, de scooter ou de bicicleta. Nusa Lembongan e a Nusa Ceningan são relativamente pequenas e estão separadas apenas por uma ponte amarela que pode ser atravessada a pé ou de mota. É muito fácil (e rápido) explorar as ilhas. Em cerca de 1 hora de mota (claro que aqui não estamos a contabilizar paragens para conhecer os locais) conseguimos percorrer ambas.

Por uma questão de comodismo e para podermos andar ao nosso próprio ritmo, alugámos uma mota que nos custou 6 euros / 24 horas. As ruas não são excelentes, mas o trânsito era mais calmo do que em Bali e não tivemos nenhum contratempo. No entanto, se não tiveres muita prática e/ou experiência e quiseres comodismo, podes sempre optar por contratar um motorista privado.

O que fazer em Nusa Lembongan

Desfruta das praias e do pôr do sol: As principais são a Mushroom Bay (de manhã estão sempre a partir/chegar barcos), a Secret Beach (uma pequena baía com águas cristalinas), a Dream Beach (ondas fortes) e a Jungut Batu (a que tem a maior faixa de areia e a que gostámos mais).

Devil’s Tears:Fica mesmo ao lado de Dream Beach e dá para ir a pé. É uma falésia na qual o mar bate com tanta força que forma uma cortina de água. Há quem goste de assistir ao pôr do sol aqui porque o cenário fica lindo ao entardecer.

Panorama Point: É um ponto alto em que conseguimos ter uma vista panorâmica da ilha.

Nusa

O que fazer em Nusa Ceningan

Aproveita as praias e relaxa num bar: As principais praias são a Secret Beach, a Song Tepo Beach e a Bias Munjul Beach. Há vários bares e restaurantes onde estás literalmente com um pé na areia. Escolhe um e aproveita para “desligar”.

Blue Lagoon: É talvez o principal ponto da ilha. É um penhasco enorme que, em baixo, tem uma linda praia com águas azuis cristalinas. Ficámos a admirar a paisagens e vimos várias tartarugas e foi um bom momento!

Mahana Point: É um bar localizado em cima do penhasco e um sítio muito frequentado para quem gosta de surfar e aproveitar o pôr do sol.

Nusa

Sabias que?

Nestas ilhas vemos muitos homens e mulheres que se dedicam ao cultivo de algas marinhas, que depois podem ser usadas em cosméticos e também na alimentação. Nós provámos as ditas cujas num almoço (foram servidas com arroz), mas achámos um pouco desenxabidas!

Se provar coisas novas não for a tua onda, não deixes de apreciar os enormes “jardins” de algas quando a maré está baixa na ilha bem como os “campos” onde elas estão a secar ao sol.

Como ir Nusa lembongan para Nusa Penida?

Depois de conheceres Nusa Lembongan e Nusa Ceningan podes dar um saltinho a Nusa Penida. A viagem demora cerca de 15 minutos e custa aproximadamente 3 euros por pessoa. Comprámos os bilhetes diretamente no porto, de manhã, porque era a opção mais económica e é aquilo que aconselhamos. Há vários barcos públicos a fazer este percurso em várias horas do dia, por isso, é relativamente fácil conseguirmos bilhetes. Para entrar no barco, preparem-se para molhar os pezinhos.

Nusa
Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: