Percorrer o deserto do Dubai numa 4X4


agosto de 2021

Dunas, pôr do sol, adrenalina sobre rodas e espetáculos a fechar a noite... a nossa passagem pelo Dubai não ficava completa sem uma visita ao deserto. Esta é uma das principais experiências oferecidas aos turistas que visitam a cidade e, claro, nós tivemos que vivenciá-la.

É normal que na hora de escolher a tour “ideal” surjam muitas dúvidas, por isso estamos cá para te ajudar!

Antes de mais importa saberes que existem muitas opções de passeios no deserto. Algumas empresas levam-te a ver o nascer do sol, outras o pôr do sol e noutras é ainda possível passar a noite a dormitar no deserto. A nossa escolha foi a mais “básica”.

A tour começou pelas 16h00. Um sub 4x4 de 7 lugares (incluindo motorista) veio buscar-nos ao hotel e levou-nos para o deserto, numa viagem de aproximadamente 1 hora. Durante o trajeto fomos falando com o condutor, que nos contou muitas curiosidades sobre o Dubai e ajudou a tornar a viagem mais agradável.

Assim que chegámos o motorista saiu da viatura e esvaziou um pouco os pneus para que ganhassem mais aderência à areia e o carro não atolasse. Logo de seguida, o som do rádio aumentou e começou um “rally” pelo deserto. A carrinha avançava a toda a velocidade entre as dunas, havendo várias descidas e subidas no percurso... (tantas que a dada altura ficámos atolados e foi preciso chamar uma sub 4x4 para ajudar! O guia tratou de tudo e nem saímos da carrinha. Foi só mesmo chato porque tivemos de esperar uns 15 minutos para que a situação se resolvesse). A adrenalina durou cerca de meia hora.

Depois, seguimos em direção ao acampamento, onde ficamos um bocadinho por nossa “conta e risco” e “livres” para realizar as atividades que tínhamos à disposição, entre as quais a tatuagem de henna, passeio de camelo (nós pulámos esta etapa), sand surfing (deslizar pelas dunas numa prancha) e, claro, assistir ao pôr do sol. Também há a possibilidade de andar de moto 4, sendo que terás de pagar um acréscimo de 18€.

Quando começa a anoitecer é hora de rumar até à tenda onde é servido o jantar. A refeição estava incluída no preço e era em regime self-service. As bebidas eram ilimitadas e gratuitas. Enquanto jantávamos começaram os espetáculos de animação, nomeadamente um show de Belly Dance, uma dança com roupas coloridas e iluminadas e um espetáculo de fogo. Há ainda a possibilidade de fumar 'shisha' enquanto assistes aos espetáculos. No final, já perto das 21h30, levaram-nos de volta ao hotel.

Informações úteis:

A oferta de empresas para fazer a tour é enorme e os preços também variam, portanto faz a tua pesquisa com cuidado e consoante os teus interesses. Compara preços antes de fazer a reserva da tour para depois não te sentires enganado. A nossa ida ao deserto ficou a aproximadamente 25 euros por pessoa (105 AED), o valor mais baixo que encontrámos.

O passeio normalmente é feito nas horas de menos calor, ainda assim prepara-te para transpirar... Leva roupas leves e confortáveis e, claro, não te esqueças de ingerir muitos líquidos para te manteres hidratado e colocar protetor solar.

Fomos aconselhados a levar sapatilhas calçadas porque a areia fica quente e é desconfortável andar de sandálias e/ou chinelos. Seguimos o conselho, mas temos de referir que andávamos perfeitamente à vontade pela areia descalços... foi a nossa experiência!

Vale a pena visitar o deserto?

Se é a primeira vez que estás no Dubai e nunca foste ao deserto, certamente que a vontade de ter esta experiência é muita e vale a pena pagar por este passeio.

Porém, temos de ser sinceros com vocês e admitir que o passeio pelo deserto foi talvez aquilo que menos gostámos de fazer no Dubai. E porquê?! Porque achámos que era algo muito encenado, feito apenas para turistas e com o intuito de “extorquir” dinheiro por tudo e por nada. Por exemplo, mal chegámos vieram ter connosco para nos vestirem com aquelas roupas árabes típicas... não pedimos rigorosamente nada e já nos estavam a pedir dinheiro por isso.

Outro aspeto que não nos agradou foi o facto da tour que fizemos incluir um “pack” com várias atividades, entre as quais fumar 'shisha'. Pois bem, de facto tínhamos direito a isso, mas era necessário deslocarmo-nos para uma área específica e, digamos, pouco confortável... Caso querias estar cómodo e fumar na tua mesa enquanto assistes aos espetáculos é-te cobrado o valor de 50 AED (cerca de 10 euros). Situação semelhante aconteceu com a pintura de henna, já que o desenho incluído não é à tua escolha, é bem pequenino e apenas em parte da mão.

Também temos de dizer que junto à tenda onde jantamos há algumas barraquinhas que vendem souvenirs. Até aí tudo bem, não fossem os vendedores estarem constantemente a “impingir” os seus produtos enquanto estás a jantar, o que acaba por se tornar chato.

Apesar destes aspetos menos favoráveis não significa que ir ao deserto tenha sido uma má experiência para nós. Nada disso! Quando nos perguntam se vale a pena ir ao deserto a nossa resposta é “vai” porque certamente vai ser algo que ficará na memória.

Não te esqueças do seguro viagem
iati-seguros

Quando decidimos viajar estamos à espera de viver bons momentos e guardar memórias inesquecíveis e esquecemo-nos que, tal como no nosso dia a dia, há coisas que podem correr menos bem. Na maioria das vezes, inconscientemente, achamos que as coisas más só acontecem aos outros. Por muito aventureiros que sejamos, esse não é o pensamento correto.

Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer viajante, independentemente da experiência. Se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! A maioria dos países não atende gratuitamente estrangeiros na sua rede de saúde. Será necessário pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internamento. Não vale a pena o risco! Para além de tornar a nossa viagem num pesadelo os valores a pagar não vão ser nada simpáticos. Existem inúmeras razões para fazer um seguro antes de viajar. Perdi o passaporte, o que faço?! Fui roubado, o que faço?! O meu voo foi cancelado, o que faço?! A minha mala perdeu-se, o que faço?! Entre outras milhares de situações que podem acontecer. Resumindo, se vale a pena fazer um seguro de viagem?! Sim, vai-te fazer poupar dinheiro e não terás “dores de cabeça” desnecessárias caso algum imprevisto surja durante a viagem

AO FAZERES UM SEGURO ATRAVÉS DO NOSSO LINK DO PARCEIRO USUFRUIS SEMPRE 5% DE DESCONTO.

Ajuda-nos a nós “I A TI”. Esperamos que tenham entendido a piada! (ahahah)


Outras publicações que te podem interessar: