Cascata da Cabreia

Um lugar onde se respira tranquilidade no meio da natureza

março de 2021

Enquanto não podemos ir longe conhecemos o que de melhor temos por perto. E, sem dúvida, há locais maravilhosos que vale a pena explorar bem ao lado da nossa casa. Neste fim de semana primaveril rumámos à Cascata da Cabreia, uma das mais bonitas quedas de água que o nosso país possui!

Situada no concelho de Sever do Vouga, na freguesia de Silva Escura, esta queda de água tem uma altura de aproximadamente 25 metros e está envolvida numa vasta vegetação proporcionando aos visitantes momentos de pura paz.

Fomos de manhã, pouco depois das 10h00. Os acessos para o local não são os melhores, curvas contra curvas, ruas estreitas e pouco estacionamento, mas, para nós não foi um problema. Estávamos sozinhos. Estacionamos o carro sem dificuldade e fomos explorar a zona. O chilrar dos pássaros, o som da água a cair, a biodiversidade envolvente... o ambiente é de pura tranquilidade, acreditem.

Nos painéis que se encontram à entrada pode ler-se: "o melro-de-água é o guardião desta cascata. A sua ligação à água é tão íntima que as crias de melro aprendem a nadar antes de saberem voar”.

No que toca à fauna encontram-se “amieiros, freixos e borrazeira-preta acompanhados por um sub-bosque rico em fetos e arbustos, entre os quais se destacam o feto-real, a gilbardeira e o raríssimo feto-vaqueiro; Esta espécie é prioritária para a conservação na Europa, constituindo uma relíquia dos bosques subtropicais que outrora cobriam a região”.

Já no que à flora diz respeito, destaque para a lontra, que “encontra aqui condições excecionais para se desenvolver. Entre os invertebrados, destaque para a protegida vaca-loura, escaravelho de grande porte que se desenvolve nos carvalhais maduros. Finalmente, encontramos facilmente endemismos ibéricos como a salamandra-lusitânica, o tritão-de-ventre-laranja e o lagarto-de-água. A salamandra-de-pintas-amarelas é também muito frequente nos bosques caducifólios junto ao rio Mau, onde se alimenta de lesmas e pequenos insetos".

Porquê visitar o parque da Cabreira? Coordenadas GPS: 40°45’12.1″N 8°23’22.4″W

A Cabreia é um sítio para desfrutar de bons momentos em família ou entre amigos. O parque onde se encontra a cascata tem várias mesas onde pode desfrutar de um piquenique

Em dias de calor a pequena lagoa que se forma na base da Cascata serve de praia fluvial e são muitos os que se aventuram, vestem um fato de banho e dão um mergulho para se refrescar no rio Mau (atenção que a zona não é vigiada!);

casas de banho públicas que pode utilizar gratuitamente

Existe um espaço para fazer churrascos

As sombras são abundantes, pelo que em dias mais frescos aconselhamos mesmo que leve um casaco porque perto da cascata vai sentir a frescura causada pela queda de água e isso pode tornar-se desagradável


Outras publicações que te podem interessar: