Brasil:

roteiro completo de 15 dias no Rio de Janeiro

dezembro de 2019

Conhecido como “a Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro faz jus ao seu título. Paisagens de cortar a respiração, cultura, gastronomia, história, alegria, descontração, festa... é tudo isto e muito mais!

A instabilidade política e a insegurança do país fizeram-nos “cortar” o Brasil da nossa lista de prioridades, mas a amizade com um carioca de gema fez-nos mudar de ideias e decidimos partir em busca de mais uma aventura.

Tínhamos férias no fim de dezembro/início de janeiro e decidimos ver voos para essa altura. Os valores não eram para a nossa carteira, mas arranjamos uma solução... Depois de muitas pesquisas e contas feitas decidimos ir de Málaga para o Rio de Janeiro e o preço do voo caiu para metade. Estava tudo alinhavado. Comprámos o voo e contemos o entusiasmo até as férias chegarem.

Sobre o nosso roteiro, podemos dizer que, por sabermos que íamos andar acompanhados pelo nosso colega brasileiro e que ele seria certamente o melhor guia que podíamos ter, dispensamos pouco tempo a preparar esta viagem. Também importa dizer que, como apanhámos duas épocas festivas (Natal e Passagem de ano), o nosso roteiro teve que ser um bocadinho adaptado. De qualquer das formas, porque acreditamos que há sempre uma dica ou outra que pode ajudar quem está “desse lado”, partilhamos o nosso itinerário.

Zona Oeste do Rio: Jacarepaguá e Região dos Lagos

Nos primeiros três dias ficamos hospedados em Jacarepaguá, um dos maiores e mais conhecidos bairros do Rio de Janeiro. Ficámos nesta zona (Oeste do Rio) pois era onde estava localizada a casa do nosso amigo. Claro que não hesitamos em aproveitar a “oferta” (hehe)... Esses dias foram para conhecer toda aquela região, nomeadamente a Praia de Grumari, Praia do Recreio, Barra da Tijuca, Prainha e Praia da Reserva. Apanhamos água por volta dos 26º o que achamos muito agradável.

Depois de passarmos, pela primeira vez, um Natal com muito calor e com uns quantos mergulhos na piscina decidimos ir conhecer a Região dos Lagos.

Ficámos hospedados em Cabo frio. Reservamos um apartamento no Airbnb, 2 noites p/ 3 pessoas por 212 euros. A viagem para Cabo Frio demorou aproximadamente 3 horas de carro. Neste município do estado brasileiro encontrámos praias de águas cristalinas, areia branca e muito fina. Gostámos mesmo muito.

No dia seguinte fomos conhecer Arraial do Cabo. As infraestruturas não são muito boas e decidimos ir de Uber (27 reais = 5.80€) para não nos preocuparmos com o assunto. De manhã estivemos na Praia do Forno e à tarde apanhámos um barco (15 reais = 3,20€ p/pessoa) para a praia do Pontal da Atalaia.

Jacarepaguá e Região dos Lagos

Zona Norte: Estádio do Maracanã

Depois de conhecermos a zona oeste do Rio de Janeiro demos um saltinho bem rápido até Tijuca, um bairro da Zona Norte do município do Rio, para assistir ao jogo das Estrelas, no estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. Este jogo foi organizado pela lenda viva do Mengão, Zico.

Foi apenas um dia e a nossa única intenção nesta paragem era assistir ao jogo e conhecer um dos maiores estádios de futebol do mundo. Ainda durante esse dia, já à noite, partimos para a zona Sul do Rio, onde passámos 4 dias.

Estádio do Maracanã

Zona Sul: Trilha da Pedra Bonita, Praias, Bondinho, Centro histórico e Cristo Rei

Por aqui, o nosso roteiro começou com a Trilha da Pedra Bonita (entrada gratuita). Situada no Parque Nacional da Tijuca, a vista da Pedra Bonita foi das mais bonitas que vimos até hoje! Fizemos uma caminhada (um pouco íngreme, mas relativamente fácil, de aproximadamente 40 minutos) no meio da mata para chegar ao topo.

É durante o caminho para a Pedra Bonita que está a famosa Rampa do Voo Livre, ponto de encontro para os amantes dos voo de parapente e asa delta (600 a 650 reais =130 a 140 €- nós não fizemos. Fica para uma próxima!). No topo da Pedra Bonita dá para ver a Zona Oeste, grande parte da Zona Sul, a Floresta da Tijuca, e a Pedra da Gávea (mesmo em frente). Estivemos lá toda a manhã porque ficámos realmente fascinados com a vista.

Ainda neste dia, depois do almoço, fomos dar um passeio de bicicleta pela orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. Pedalamos cerca de 15 km e praticamente todo o trajeto foi feito numa ciclovia. Começámos na Lagoa Rodrigo de Freitas, fomos em direção à praia de Copacabana, demos um salto ao Forte de Copacabana, passamos pela praia do Diabo, Praia de Ipanema e Leblon. Já muito tínhamos ouvido falar de Ipanema e Copacabana, mas não ficamos fãs! A areia não era a melhor, a cor da água muito menos...havia gente e confusão por todo o lado e foi dos sítios onde nos sentimos menos seguros.

Já em contagem decrescente para voltar a Portugal, fomos conhecer um dos principais cartões-de-visita do Rio de Janeiro: o Bondinho do Pão de Açúcar. Ir ao Rio e não conhecer o Bondinho é como “ir a Roma e não ver o Papa”! Era uma paragem obrigatória para nós e levou-nos uma manhã completa. Os bilhetes custaram 104 reais = 22 euros, mas valem cada cêntimo! Nesse dia, durante a tarde, fomos conhecer o centro histórico. Apanhámos um autocarro do Bairro da Urca/Praia Vermelha para a Avenida Presidente Vargas (4.05 reais = 90 cêntimos).

No dia seguinte (31 de dezembro) dedicamos a manhã ao Jardim Botânico (15 reis = 3,22 euros p/ pessoa). Depois do almoço apanhámos um uber para a estátua do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. Foi talvez a nossa maior decepção! É um sítio em que se vai com muita expectativa, mas o aglomerado de gente que fica ali concentrada não nos deixou usufruir do local.

Começámos o ano de 2020 no Rio de Janeiro. Tínhamos planeado que a passagem de ano seria em Copacabana, mas os nossos planos viram-se alterados... Durante a tarde do dia 31 de dezembro já eram milhares de pessoas na praia. Os bilhetes de metro esgotaram. Nós, que gostamos pouco de confusão e amontoados de gente, decidimos então ter um Reveillon mais tranquilo. Fomos para a Lagoa Rodrigo de Freitas e ao longe víamos o tradicional fogo-de-artifício de Copacabana. Já depois da meia-noite fomos “pular as 7 ondas” (dizem que dá sorte) na praia de Leblon.

Trilha da Pedra Bonita, Praias, Bondinho, Centro histórico e Cristo Rei

Zona Interior: Teresópolis

No primeiro dia do ano deixamos o Rio e partimos rumo a Teresópolis. Uma decisão repentina e tomada em “segundos”. Esta pequena cidade da região Serrana do Rio, segue a um ritmo mais tranquilo e está envolvida por paisagens naturais lindíssimas. A nossa passagem por aqui foi curta (2 dias) e fomos dar um passeio pelas trilhas do Parque Nacional da Serra dos órgãos. (bilhete p/pessoas: 37,00 reais = 8.00euros). Este parque abriga centenas de espécies de plantas e de animais e tem cascatas bonitas...vale muito a pena visitar.

Por fim, voltámos para o Rio, onde apanhámos o nosso voo de regresso a Portugal.

Teresópolis

Em Resumo:

Jacarepaguá (Praia de Grumari, Praia do Recreio, Barra da Tijuca, Prainha e Praia da Reserva) Cabo Frio - Arraial do Cabo (Praia do Forno e praia do Pontal da Atalaia) Estádio do Maracanã Trilha da Pedra Bonita Lagoa Rodrigo de Freitas Praia e Forte de Copacabana Praia do Diabo Praia de Ipanema Praia de Leblon Centro Histórico do Rio Jardim Botânico Cristo Redentor Teresópolis

Outras publicações que te podem interessar: